Central Banking

Modelos do Banco Central

Curso voltado para quem quer entender como funciona o processo de modelagem e previsão dentro dos bancos centrais.

O curso faz um passeio por técnicas econométricas sofisticadas de modo a compreender o impacto da política monetária sobre o ciclo econômico.

Um passeio pela macroeconometria dos bancos centrais

Esse é o segundo curso da área de Central Banking da Análise Macro, cujo objetivo é apresentar aos alunos técnicas econométricas sofisticadas aplicadas à modelagem e previsão de variáveis macroeconômicas dentro dos bancos centrais. Cumprindo a missão da Análise Macro, o curso une a teoria econométrica à operacionalização de modelos até então tidos como caixas pretas pelo público. Da construção de indicadores antecedentes simples aos desenvolvimentos mais recentes de machine learning, o aluno será introduzido ao mundo dos modelos e previsões macroeconométricas. Um curso pioneiro no Brasil e com poucos pares no mundo.

Organização do Curso

O curso é dividido em 11 seções. A primeira seção faz uma introdução ao R, a linguagem que utilizaremos nos laboratórios empíricos. A seção 2, por sua vez, apresenta a desagregação da inflação medida pelo IPCA em preços livres e administrados, por categorias de uso e por tipo de comercialização. A seção 3 introduz a técnica de rolling regression e a aplica aos diferentes grupos do IPCA, de modo a obter estimativas de inércia inflacionária. A seção 4 destrincha a teoria dos modelos VAR e SVAR, bem como operacionaliza a estimação desses modelos. A seção 5 ilustra a teoria de cointegração e os modelos VEC e SVEC, também operacionalizando a estimação dos mesmos. A seção 6 apresenta modelos multivariados bayesianos, bem como estima os mesmos. A seção 7 ensina o aluno diferentes técnicas de combinação de previsões, de modo a reduzir o erro das mesmas. A seção 8 apresenta técnicas de validação de previsões, de modo a escolher aquelas com as melhores medidas de acurácia. As seções 9 e 10 tratam da teoria e prática de modelos estruturais amplamente utilizados em bancos centrais, de modo a verificar o impacto da política monetária no ciclo econômico e, consequentemente, na inflação. A seção 11 encerra o curso, fazendo um overview dos principais algoritmos de machine learning e sua aplicação na previsão da inflação.

Público-alvo

O curso se destina basicamente a economistas de mercado interessados em melhor compreender o processo de modelagem e previsão dentro de bancos centrais, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em produzir monografias e dissertações na área de macroeconometria,  professores em busca de técnicas econométricas aplicadas à macroeconomia. Engenheirosmatemáticosestatísticos e físicos que trabalham no mercado financeiro e têm de operacionalizar modelos de previsão também se constituem no público-alvo do curso.

Pré-requisitos

Não há necessidade de conhecimentos prévios de R, que é introduzido na primeira seção do curso. É conveniente que os alunos tenham conhecimentos de teoria macroeconômica, política monetária, um curso de introdução à econometria e outro de econometria de séries temporais. Todos esses pré-requisitos, a propósito, estão disponíveis na lista de cursos da Análise Macro.

Programa da última turma

Seção 01 - Apresentação do Curso

Seção 02 - Desagregação da inflação medida pelo IPCA

Laboratório: Estimando Curvas de Phillips desagregadas

Seção 03 - Rolling Regression e Inércia Inflacionária

Laboratório: Estimando a inércia em diferentes grupos do IPCA

Seção 04 - Modelos VAR/SVAR

Laboratório: Seleção de preditores para a construção de modelos VAR/SVAR

Seção 05 - Modelos VEC/SVEC

Laboratório: investigando cointegração entre variáveis macroeconômicas

Seção 06 - Modelos bayesianos

Laboratório: estimando diferentes modelos bayesianos

Seção 07 - Combinando previsões

Laboratório: combinando as previsões geradas pelos modelos multivariados estimados

Seção 08 - Validando previsões

Laboratório: aplicando medidas de acurácia às previsões geradas pelos modelos multivariados estimados

Seção 09 - Modelos de Equações Estruturais

Laboratório: estimando equações de forma simultânea com o R

Seção 10 - Estimando modelos estruturais para a economia brasileira

Seção 11 - Machine Learning em Bancos Centrais

Laboratório: previsão da inflação com algoritmos de machine learning

Material do Curso

Vídeos Didáticos
Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Apostila de Alta Qualidade
O curso conta com uma apostila de elevada qualidade, contendo as 8 seções.

Listas de Exercícios
Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção termina com uma lista de exercícios.

Sobre o instrutor

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro, Conselheiro do Instituto Millenium e Palestrante. Caso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br

Como eu farei o curso?

Os cursos da Análise Macro são segmentados, de forma a melhor atender às diferentes demandas. Existem três formas de se matricular no Curso de Modelos do Banco Central. Você pode querer apenas ter acesso ao material do curso, composto por videoaulas gravadas, apostilas, scripts, dados e laboratórios. Nesse caso, você adquire o nosso plano básico. Você pode, entretanto, querer além do material poder tirar dúvidas por e-mail com o nosso professor. Nesse caso, você adquire o nosso plano intermediário. Ademais, você pode sentir necessidade de ter uma orientação customizada do professor do curso. Nesse caso, você adquire o nosso plano premium.

Nivelamento em R

Não tem conhecimento de R? Não se preocupe! Ficará disponível durante todo o período do curso de Modelos do Banco Central o material do nosso Nivelamento em R. O nivelamento se divide em 5 seções. Elas se propõem a uma introdução qualificada ao R, desde a instalação e apresentação dos programas utilizados até a criação de funções, passando pelas principais estruturas de dados, importação de dados e construção de gráficos.

Emitimos Certificado de 90 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Alunos dos planos intermediário e premium têm acesso a Certificado de 60 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno do plano intermediário deverá entregar as listas de exercício resolvidas até o prazo final da turma, recebendo os feedbacks correspondentes. Alunos do premium serão constantemente avaliados durante a vigência do plano customizado de aprendizagem.