Previsão e Modelos Macroeconômicos em Bancos Centrais

Nesse Curso inédito no país, explicamos e desenvolvemos as principais ferramentas analíticas utilizadas para avaliar o pulso da economia, bem como para entender o papel da política monetária sobre o ciclo econômico.

 

Aprenda a desenvolver as principais ferramentas econométricas utilizadas pelos Bancos Centrais

Nesse Curso inédito no país, explicamos e desenvolvemos as principais ferramentas analíticas utilizadas para avaliar o pulso da economia, bem como para entender o papel da política monetária sobre o ciclo econômico.

Temas sensíveis como a construção de núcleos de inflação, a estimação do hiato do produto, a construção do resultado primário estrutural, bem como a estimação de pequenos modelos semiestruturais serão vistos de forma extensivamente prática ao longo do Curso. Um verdadeiro passeio pela macroeconometria utilizada nos principais Bancos Centrais do mundo.

Para quem é

O curso se destina basicamente a economistas de mercado interessados em melhor compreender o processo de modelagem e previsão dentro de bancos centrais, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em produzir monografias e dissertações na área de macroeconometria e professores em busca de técnicas econométricas aplicadas à macroeconomia.

Engenheirosmatemáticosestatísticos e físicos que trabalham no mercado financeiro e têm de operacionalizar modelos de previsão também se constituem no público-alvo do Curso.

Pré-requisitos

Não há necessidade de conhecimentos prévios de R, que é introduzido no nosso Curso de R para Análise de Dados. É conveniente que os alunos tenham conhecimentos de teoria macroeconômica, política monetária, um curso de introdução à econometria e outro de econometria de séries temporais. Todos esses pré-requisitos, a propósito, estão disponíveis na lista de Cursos da Análise Macro.

Organização do Curso

O Curso está dividido em 16 seções que cobrem os principais temas necessários para compreender o papel da política monetária sobre o ciclo econômico. A apresentação faz uma revisão dos boxes do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central brasileiro e principais papers que cobrem os modelos utilizados pelo mesmo. As seções 2 a 4 estudam de forma avançada a inflação brasileira. A seção 5 estuda indicadores antecedentes para a inflação futura, enquanto a seção 6 roda modelos VAR que balizam a projeção da trajetória da inflação.

A seção 7 faz uma introdução a modelos espaço de estado, que servem para o cálculo do hiato do produto doméstico na seção 8. A seção 9 calcula o hiato do produto mundial. A seção 10, por seu turno, estima o resultado primário estrutural.

As seções 11 a 15 constroem um modelo semiestrutural envolvendo uma Curva de Phillips, uma Curva IS e uma equação para a inclinação da Curva de Juros.

A seção 16 finaliza o Curso construindo uma estratégia de previsão para a inflação brasileira baseada em modelos de machine learning. 

Programa Completo da Turma 01

Seção 01 - Apresentação do Curso

Apresentação das seções do Curso, bem como revisão dos boxes do Relatório Trimestral de Inflação e dos papers relacionados aos modelos operacionalizados pelo Banco Central brasileiro.

Seção 02 - Desagregação da inflação medida pelo IPCA

Estudo da inflação por grupos, subgrupos, itens e subitens. Abertura da inflação medida pelo IPCA entre preços administrados e preços de mercado. Desagregação dos preços de mercado em preços livres, por categorias de uso (não duráveis, semi-duráveis, duráveis e serviços) e por comercialização (tradeables e non-tradeables).

Seção 03 - Rolling Regression e Inércia Inflacionária

Estimando o sinal do componente autorregressivo da inflação ao longo do tempo

Seção 04 - Núcleos de Inflação

Estudo e abertura dos sete núcleos construídos e acompanhados pelo Banco Central brasileiro

Seção 05 - Indicadores Antecedentes

Estudo de indicadores que antecipam a inflação futura

Seção 06 - Modelos VAR

Construção e estimação de modelos VAR que buscam balizar a trajetória da inflação

Seção 07 - Introdução a Modelos Espaço de Estados: Filtro de Kalman

Uma introdução a modelos espaço de dados e construção do filtro de Kalman

Seção 08 - Estimando o Hiato do Produto Doméstico

O hiato do produto é uma medida importante para avaliar o grau de ociosidade da economia. Nessa seção, aprenderemos como construir o hiato, a partir da estimação do produto potencial por meio do Filtro de Kalman.

Seção 09 - Estimando o Hiato do Produto Mundial

Para a estimação da Curva IS, é importante ter uma medida de hiato do pib mundial. Nessa seção, aprenderemos como construir essa variável.

Seção 10 - Estimando o Resultado Primário Estrutural

O resultado primário estrutural mede o resultado fiscal ajudado pelo ciclo econômico. Nessa seção, aprenderemos como construir essa variável.

Seção 11 - Introdução a modelos de equações simultâneas

Ao aplicarmos econometria à variáveis macroeconômicas, um problema comum é a existência de endogeneidade, isto é, quando um ou mais regressores dentro do nosso modelo estão correlacionados com o termo de
erro. Esse tipo de problema pode ocorrer, basicamente, por três motivos. Pode ser que tenhamos omitido uma variável no momento de especificar o nosso modelo econométrico. Pode ser que tenhamos alguma variável dentro do nosso modelo com erro de medida. Ou, pode ser simplesmente que uma ou mais variáveis explicativas do nosso modelo sejam determinadas de forma conjunta com a variável de interesse, por meio de um mecanismo de equilíbrio.
Os dois primeiros problemas podem ser facilmente resolvidos por meio de variáveis instrumentais. Já o terceiro tipo de problema exige a especificação de modelos de equações simultâneas ou estruturais (Structural Equation Modeling - SEM -, no inglês), que nada mais são do que modelos de regressão multivariada. Nessa seção do Curso, nós vamos apresentar uma introdução a esse tema, bem como algumas aplicações envolvendo o R.

Seção 12 - Modelos Semiestruturais: organizando os dados

Nessa seção, começamos a pensar na estimação de um modelo semiestrutural envolvendo uma Curva de Phillips, uma Curva IS e uma equação para a inclinação da Curva de Juros. A primeira etapa passa pela organização dos dados.

Seção 13 - Modelos Semiestruturais: construindo as equações

Nessa seção, propomos as especificações para a Curva de Phillips, Curva IS e equação para a inclinação da Curva de Juros.

Seção 14 - Modelos Semiestruturais: estimação

Nessa seção, estimamos uma versão do modelo de pequeno porte do Banco Central.

Seção 15 - Modelos Semiestruturais: discussão de resultados e construção de cenários

Nessa seção, discutimos os resultados das estimações, bem como construímos cenários para a inflação com base nas premissas utilizadas.

Seção 16 - Machine Learning em Bancos Centrais: construindo uma estratégia de previsão para a inflação brasileira

A partir de modelos de machine learning como LASSO, Random Forest e SVM, construímos uma estratégia de previsão para a inflação brasileira.

Material do Curso

Vídeos Didáticos
Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Scripts e pdfs completos
O Curso conta com scripts e pdfs que são disponibilizados para os alunos

Listas de Exercícios
Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção termina com uma lista de exercícios.

Como eu farei o curso?

Nosso Curso de Modelos do Banco Central é 100% adaptável à sua rotina de trabalho ou estudo. Você escolhe o melhor horário para assistir aos vídeos gravados e aprofundar o tema da videoaula replicando o exercício realizado pelo professor. Todos os códigos utilizados são disponibilizados para que o aluno possa aprender de forma autônoma. De forma a dar maior atenção aos alunos, as vagas para essa turma serão limitadas.

Os alunos inscritos no Curso terão acesso a todo o material digital e às videoaulas por 12 meses.

Sobre o professor do Curso

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro e Palestrante. Caso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br. O portfólio e currículo completo do professor podem ser vistos aqui.

Emitimos Certificado de 90 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Os alunos inscritos no Curso têm acesso a Certificado de 90 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno deverá entregar mais do que 70% das atividades propostas ao longo do Curso no prazo de 12 meses.