ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES para as turmas de outubro dos nossos Cursos Aplicados de R! Aproveite! Ainda há vagas abertas nas áreas de macroeconomia aplicada, econometria, finanças central banking. Na primeira, o aluno aprende a lidar com variáveis macroeconômicas como inflação, PIB, nível de atividade, emprego, dentre outras, na prática. Na segunda, o aluno aprende a construir modelos e previsões usando todo o poder da econometria. Na terceira, aprende a lidar com séries financeiras. Já na quarta área, os alunos desvendam o mundo dos bancos centrais por meio do R. Os cursos são voltados para todos aqueles que querem trabalhar (ou já trabalham) em bancos, consultorias, fundos de investimento, departamentos de pesquisa de grandes empresas e, claro, pesquisa acadêmica. Que tal mudar o seu currículo de patamar? Veja abaixo maiores detalhes sobre alguns dos cursos com inscrições abertas.

Cursos na área de Macroeconomia Aplicada

Teoria Macroeconômica

 

Ir para o Curso

Atendendo a pedidos, elaboramos um curso de macro diferente de tudo o que você já viu na faculdade. Um curso inovador, com uma ementa alinhada às melhores faculdades de economia do mundo. O curso se divide em seis grandes seções, além de um nivelamento em R e análise de dados. A ideia do nivelamento é proporcionar ao aluno desde o início uma imersão às melhores práticas da profissão, que inclui saber lidar com as restrições impostas pela evidência empírica. Uma vez concluído o nivelamento, o aluno passa por seis seções, que incluem teoria e seções de laboratório usando o R. Veja mais sobre o curso aqui.

O curso se divide em 11 seções. Nas três primeiras, o aluno será conduzido a uma introdução à linguagem, à produção de relatórios e apresentações e aos fundamentos macroeconômicos para análise de conjuntura. As seções seguintes são 100% aplicadas à coleta e tratamento de dados macroeconômicos. Veja maiores detalhes sobre o curso aqui.

Análise de Conjuntura usando o R

 

Ir para o Curso

Macroeconometria

 

Ir para o Curso

Reunimos toda a experiência da Análise Macro em modelagem e previsão de variáveis macroeconômicas nesse curso de Macroeconometria usando o R. O curso destrincha conceitos econométricos complexos de forma agradável e intuitiva, com base no uso intensivo de variáveis macroeconômicas. Veja maiores detalhes, aqui.

Cursos na área de Econometria

O curso se dividirá em 13 seções agrupadas em três grandes áreas. Na primeira parte é vista uma introdução à exploração de dados, onde serão destrinchados conceitos estatísticos básicos. Na segunda parte será abordada a inferência estatística, enquanto na última parte serão introduzidos modelos estatísticos básicos. O diferencial do curso está na intensa aplicação do R em todas as seções dos cursos. Ver mais sobre o curso aqui.

Introdução à Estatística usando o R

 

Ir para o Curso

Introdução à Econometria usando o R

 

Ir para o Curso

É com grande prazer e senso de realização que trazemos para o mercado brasileiro o Curso de Introdução à Econometria usando o R. Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em economia, estatística, engenharia, ciências atuariais, administração, contabilidade e áreas correlatas, bem como professores e profissionais de mercado que utilizam a econometria e a estatística no dia a dia. Nosso curso serve tanto para quem nunca teve contato com a disciplina quanto para aqueles que precisam se reciclar. Também é voltado para quem já domina os principais tópicos básicos, mas quer utilizar o R daqui para frente. Veja mais sobre o curso aqui.

O curso é composto por 12 seções, que vão desde os primeiros passos dentro do R até modelos multivariados. O curso é dividido em três grandes partes: um nivelamento em R proporcionado pelo nosso Curso de Introdução ao R, modelos univariados modelos multivariados. O objetivo do curso é introduzir o aluno ao mundo das séries temporais, discutindo conceitos como processos ARMA e ARIMA, metodologia Box Jenkins, vetores autorregressivos, cointegração e modelos de correção de erros. Ver mais sobre o curso aqui.

Séries Temporais usando o R

 

Ir para o Curso

Dados em Painel usando o R

 

Ir para o Curso

Esse é o terceiro de uma sequência de três cursos em econometria básica. No primeiro deles, vimos a estimação de modelos lineares por mínimos quadrados ordinários, com foco em dados de corte transversal (cross-section). No segundo, foram vistos modelos univariados e multivariados de séries temporais. Já aqui estaremos interessados em conjuntos de dados que apresentam características tanto de corte transversal quanto de séries temporais, classificados na literatura como cortes transversais agrupados e dados em painel. No primeiro caso, veremos agrupamentos independentes de cortes transversais, onde amostras coletadas de forma independente em diferentes períodos do tempo são agrupadas, com o objetivo de, por exemplo, avaliar o efeito de um determinado evento ou decisão de política. No segundo caso, veremos dados em painel ou longitudinais, onde procura-se acompanhar a mesma amostra de indivíduos, famílias, empresas, países, etc, ao longo do tempo. Veja mais sobre o curso aqui.

Reunimos toda a experiência da Análise Macro em modelagem e previsão nesse curso. A construção de previsões acuradas é um problema fundamental para uma gama grande de analistas, de áreas tão distintas como gestão de operações de produção, economia, finanças ou análise de questões políticas, por exemplo. Pensando nisso, reunimos em nosso Curso de Construção de Cenários e Previsões usando o R material que vai desde previsões qualitativas até os sofisticados modelos bayesianos. O aluno aprenderá o passo a passo para gerar previsões acuradas de receitas, despesas, variáveis financeiras, macroeconômicas, estoques, pluviometria, dentre tantas outras. Tudo isso utilizando o poder do R, ambiente gratuito que conta com soluções inovadoras para os mais diversos desafios de modelagem e previsão. Veja mais sobre o curso aqui.

Cenários e Previsões usando o R

 

Ir para o Curso

Cursos na área de Finanças

Econometria Financeira usando o R

 

Ir para o Curso

O curso se divide em seis seções, que cobrem uma introdução à linguagem R, aos dados financeiros e suas propriedades, modelos lineares univariados, modelos multivariados VAR e VEC, modelos de volatilidade ARCH e GARCH e um estudo de caso envolvendo a aplicação dos modelos de volatilidade. O objetivo principal do curso é proporcionar ao aluno ferramentas estatísticas clássicas para lidar com séries financeiras, tendo para isso acesso a material exclusivo, baseado em livros consagrados na área como An Introduction to Analysis of Financial Data with R e Multivariate Time Series Analysis with R and Financial Applications, de Ruey S. Tsay. Ver mais sobre o curso aqui.

Comments