Análise do coronavírus com o R

Foi uma semana excepcionalmente complexa para os mercados financeiros globais. Na BOVESPA, houve quatro circuit breakers, algo inédito na história da bolsa. A conjunção do avanço do coronavírus pelo mundo com a tensão no mercado de petróleo estão por trás do abalo sísmico. De forma a compreender o avanço da doença pelo mundo, há uma boa base de dados disponibilizada pelo Center for Systems Science and Engineering da Johns Hopkins University. Os dados estão disponíveis para o período de 22 de janeiro a 12 de março. O repositório pode ser visto aqui.

Para quem tiver interesse em olhar os dados com o R, é possível ainda baixar um guia bem legal produzido pelo Yanchang Zhao. Há um post no R Bloggers sobre o assunto aqui. A seguir, eu ilustro o avanço da doença pelo mundo e o comportamento da taxa de letalidade.

Os casos confirmados de coronavírus chegaram a 128,3 mil casos, com uma taxa de letalidade de 3,67%. Chama atenção a rapidez com que a doença tem se alastrado pelo mundo. Tendência que deve continuar nas próximas semanas.

___________________

(*) Isso e muito mais você aprende nos nossos Cursos Aplicados de R.


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Simplificando análises de dados manuais do Excel usando o Python

Tratar e analisar dados no Excel pode ser um verdadeiro caos, mesmo que você precise fazer coisas simples como cruzar duas tabelas de dados. Uma solução melhor é o uso de scripts em Python, que possibilitam a automação de tarefas repetitivas e manuais. Neste artigo mostramos um exemplo simples, comparando o Excel versus Python.

Como automatizar o tratamento de dados feito no Excel usando o Python?

Segundo a pesquisa “State of Data Science”, profissionais de dados gastam 3 horas/dia (38% do tempo) apenas preparando os dados, antes mesmo de analisá-los. Neste artigo advogamos que este gasto de tempo pode ser drasticamente reduzido ao utilizar ferramentas open source, como Pandas e Python, para automatizar tarefas repetitivas que costumam ser feitas em Excel.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.