Falências e PIB Potencial: o efeito permanente do choque

Uma das grandes preocupações dos economistas nessa pandemia era evitar que ocorresse um número grande de falências de empresas. Isso porque, quanto maior o número de falências, maior o impacto sobre o potencial de crescimento da economia. Para ilustrar esse argumento, nesse Comentário de Conjuntura fiz um exercício simples que verifica o efeito de um choque no número de falências sobre o PIB Potencial da economia brasileira.

Como proxy para essas séries, utilizei o PIB Potencial construído pela IFI, a Instituição Fiscal Independente, e o total de falências decretadas disponibilizado pelo Serasa Experian. Foi, então, construído um modelo de correção de erros e extraída a função de impulso-resposta, considerando um choque no número de falências e o seu efeito sobre o PIB Potencial. O gráfico a seguir ilustra.

O aumento no número de falências tem efeitos deletérios sobre o potencial de crescimento da economia, como era esperado. Isso porque, o efeito mais visível da falência de empresas é a destruição de capacidade produtiva.

Os dados do levantamento da Serasa vão até abril. Como é provável que haja uma defasagem não desprezível entre a empresa ter dificuldades de caixa e a decretação de uma falência, ainda não é possível verificar um aumento nesse número em 2020. Entretanto, dadas as imensas dificuldades de acesso a crédito e o impacto considerável da pandemia no caixa das empresas, é de supor que esse número mostre algum avanço nos próximos meses.

Caso isso se confirme, o efeito sobre a capacidade produtiva do país será considerável.

____________________

(*) Conheça nosso Curso de Macroeconometria usando o R e aprenda a entender o organismo econômico por meio de equações.

(**) Você aprende a coletar, tratar, analisar e apresentar dados com o R em nossos Cursos Aplicados de R.

(***) Os alunos do plano premium dos nossos Cursos Aplicados de R  têm acesso a mais de 70 exercícios do Clube do Código.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.