Expectativa de queda do PIB em 2020 melhora pela 4ª semana

O tombo vai ser grande e as consequências da pandemia ainda são difíceis de serem totalmente projetadas. Mas é provável que tudo seja menor do que o pico do pessimismo dos últimos meses. A expectativa de queda do PIB, por exemplo, tem recuado nas últimas semanas, quando a referência é o boletim Focus do Banco Central. Atualmente, a mediana do mercado espera queda de 5,77% em 2020.

As pesquisas de alta frequência de nível de atividade parecem dar suporte a essa tese, ainda que, ressalto, seja cedo para qualquer diagnóstico preciso. O Brasil é um país continental, de modo que os diferentes estados e municípios estão em estágios completamente distintos da contaminação pelo Covid19. As capitais do Rio e de SP, por exemplo, deixaram para trás o pior da doença há muitas semanas - provavelmente o pico ocorreu em maio nesses lugares. E agora, a doença ganha o interior do país. O impacto desse quadro sobre o nível de atividade é bastante delicado de se modelar.

Feita a ressalva, é possível verificar que as cadeias de produção se adaptaram ao "novo normal", que irá vigorar até a existência de imunidade completa. Deve-se agora "lamber as feridas", contabilizar o número de falências e verificar o impacto na capacidade produtiva do país - como sinalizei aqui.

Por fim, a semana é marcada pela divulgação da taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua e pelo Novo CAGED.

Os dados aqui referidos são coletados de forma automática com o R.

_______________

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Simplificando análises de dados manuais do Excel usando o Python

Tratar e analisar dados no Excel pode ser um verdadeiro caos, mesmo que você precise fazer coisas simples como cruzar duas tabelas de dados. Uma solução melhor é o uso de scripts em Python, que possibilitam a automação de tarefas repetitivas e manuais. Neste artigo mostramos um exemplo simples, comparando o Excel versus Python.

Como automatizar o tratamento de dados feito no Excel usando o Python?

Segundo a pesquisa “State of Data Science”, profissionais de dados gastam 3 horas/dia (38% do tempo) apenas preparando os dados, antes mesmo de analisá-los. Neste artigo advogamos que este gasto de tempo pode ser drasticamente reduzido ao utilizar ferramentas open source, como Pandas e Python, para automatizar tarefas repetitivas que costumam ser feitas em Excel.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.