Cursos Aplicados de Econometria

Dados em Painel usando o R

Esse é o terceiro de uma sequência de três cursos em econometria básica. Venha aprender conosco a lidar com dados que apresentam características tanto de corte transversal quanto de séries temporais.

Aprenda a estimar modelos de painel usando o R

Esse é o terceiro de uma sequência de três cursos em econometria básica. No primeiro deles, vimos a estimação de modelos lineares por mínimos quadrados ordinários, com foco em dados de corte transversal (cross-section). No segundo, foram vistos modelos univariados e multivariados de séries temporais. Já aqui estaremos interessados em conjuntos de dados que apresentam características tanto de corte transversal quanto de séries temporais, classificados na literatura como cortes transversais agrupados e dados em painel. No primeiro caso, veremos agrupamentos independentes de cortes transversais, onde amostras coletadas de forma independente em diferentes períodos do tempo são agrupadas, com o objetivo de, por exemplo, avaliar o efeito de um determinado evento ou decisão de política. No segundo caso, veremos dados em painel ou longitudinais, onde procura-se acompanhar a mesma amostra de indivíduos, famílias, empresas, países, etc, ao longo do tempo.

Organização do Curso

O curso é dividido em 11 seções. A primeira seção faz uma introdução ao R, a linguagem que utilizaremos para estimar os modelos. A seção 2, por sua vez, faz uma introdução às estruturas de dados que veremos nesse curso. As seções 3 e 4 são dedicadas, então, aos cortes transversais agrupados, enquanto as seções seguintes aos dados em painel propriamente ditos. A seção 5 introduz o estimador de primeira diferença, utilizando-o para o caso em há apenas dois períodos. A seção 6, por suposto, ensina o aluno a utilizar o R para organizar os dados em painel e estimar seus primeiros modelos com essa estrutura de dados. A seção 7 ilustra o uso do estimador de primeira diferença para o caso de mais de dois períodos. Já as seções 8 e 9 abordam, respectivamente, os conhecidos modelos de efeitos fixos e efeitos aleatórios, operacionalizando exemplos dos mesmos com o R. A seção 10 lista alguns dos tradicionais testes feitos em modelos de painel. A seção 11 encerra o curso com uma discussão prática sobre o uso de variáveis instrumentais e a estimação de modelos dinâmicos com GMM.

Público-alvo

O curso se destina basicamente a profissionais do mercado em busca de novas ferramentas econométricas para a avaliação de eventos ou decisões de política, professores de graduação e pós-graduação envolvidos no ensino e pesquisa que envolva econometria aplicada, bem como estudantes de graduação e pós-graduação em busca de conhecimentos econométricos que não são adquiridos, infelizmente, nas faculdades.

Programa Completo da Última Turma

Inscrições Encerradas!

As inscrições serão feitas em lotes, com escalonamento de preços de acordo com a lotação da turma:

  • 1º lote: 30% de desconto sobre o preço cheio
  • 2º lote: 15% de desconto sobre o preço cheio
  • 3º lote: preço cheio

Introdução ao tidyverse (Nivelamento em R): 13/08/2019 a 31/08/2019

  • Apresentação do R e do RStudio
  • Apresentação do RMarkdown
  • Introdução ao mundo tidyverse: R packages for Data Science
  • Importação de Dados: o pacote readr
  • Importação de Dados: o pacote readxl
  • Importação de Dados com os pacotes brazucas
  • Tratamento de Dados: o pacote tibble
  • Tratamento de Dados:  o pacote tidyr
  • Tratamento de Dados: o pacote dplyr e pipes
  • Visualização de dados com o pacote ggplot2

Material do Curso

Vídeos Didáticos
Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Apostila de Alta Qualidade
O curso conta com uma apostila de elevada qualidade, contendo todas as seções do Curso.

Listas de Exercícios
Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção termina com uma lista de exercícios.

Sobre o instrutor

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro, Conselheiro do Instituto Millenium e Palestrante. Caso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br

Como eu farei o curso?

Nosso Curso é 100% adaptável à sua rotina de trabalho ou estudo. Você escolhe o melhor horário para assistir aos vídeos gravados, aprofundando o tema da seção através do pdf reprodutível disponibilizado pelo professor. Todos os códigos utilizados são disponibilizados para que o aluno possa aprender de forma autônoma. No plano básico, o aluno terá o período da sua turma para acesso ao material. Já no plano premium, o aluno terá um ano para concluir o curso, tira-dúvidas via plataforma exclusiva de suporte e mentorias exclusivas com o professor do Curso. 

Nivelamento em R disponível!

Não tem conhecimento de R? Não se preocupe! Ficará disponível durante todo o período do curso de Dados em Painel o material da nossa introdução ao tidyverse (nivelamento em R). O nivelamento possibilita uma introdução qualificada ao R, mostrando o que há de mais avançado na linguagem para lidar com coleta, tratamento e apresentação de dados.

Mentorias Exclusivas

De forma a dar um suporte customizado aos alunos inscritos no plano premium do curso, o professor disponibilizará até seis mentorias exclusivas via o ambiente virtual appear.in. Nessas mentorias, os alunos podem tirar dúvidas sobre o Curso ou sobre outros aspectos do R envolvendo a estimação dos modelos.

Emitimos Certificado de 60 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Os alunos do plano premium têm acesso a Certificado de 60 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno deverá entregar mais do que 70% das atividades propostas ao longo do Curso no prazo de 12 meses.