Expectativas de inflação aparentam se estabilizar

No boletim FOCUS dessa semana, vemos a continuação da trajetória de queda da expectativa de crescimento do PIB para esse ano, apesar de ser uma queda leve, de 3.08% para 3.04%. Por outro lado, a expectativa do IPCA subiu novamente, indo de 4.85% para 4.92%, indicando pressão sobre o custo de vida. Esse movimento contrasta com a primeira semana de estabilidade da expectativa do IGP em um bom tempo, que aparenta demonstrar perspectivas mais positivas sobre os custos de produção e valores de commodities para o ano - o índice de commodities da Bloomberg, que estava em escalada há alguns meses, tem relativa estabilização desde o começo de março, diminuindo a pressão global.

Abaixo, as expectativas das principais variáveis reportadas:

A expectativa de produção industrial caiu bruscamente na semana, indo de 5.39% para 5.06%:

É interessante verificar como têm sido as variações nas expectativas dos índices de inflação. Abaixo, vemos que elas apresentam correções bruscas nos últimos meses, logo a calmaria dos últimos dias pode ser apenas temporária.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.