IBC-Br ratifica pessimismo

ibcpibO Banco Central divulgou hoje o seu índice de atividade, o IBC-Br, que busca antecipar o que ocorre com o PIB Trimestral. Na passagem de novembro para dezembro, a série com ajuste sazonal recuou 1,35%. No acumulado em 12 meses houve avanço de 2,52% em 2013, melhor do que os 0,65% em 2012. A divulgação do índice se soma à produção industrial, que recuou 3,5% em dezembro e avançou 1,2% em 2013 e ao comércio varejista, que recuou 0,2% e avançou 4,3% em 2013. A indústria mostrou avanço sobre 2012 enquanto o comércio demonstrou recuo. Com base no exercício feito no Monitor de Política Monetária de janeiro, o avanço do IBC-Br em dezembro ratifica um crescimento em torno de 2,1% em 2013. Em outros termos, nada muito robusto.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como choques inflacionários afetam a previsão da Selic?

Como mensurar a importância de choques na inflação sobre o erro de previsão da taxa de juros? Neste exercício quantificamos esta pergunta sob a ótica de um modelo VAR, usando dados recentes da macroeconomia brasileira. Especificamente, estimamos a decomposição da variância dos erros de previsão do modelo, analisando choques na inflação da gasolina e sua importância sobre a variância dos erros de previsão da taxa Selic.

Modelo de previsão para o preço da gasolina

Neste exercício exploramos os dados públicos sobre o preço da gasolina no Brasil, sua composição, evolução temporal, políticas associadas e, por fim, construímos um modelo simples de previsão. Com um modelo em mãos, o analista pode cenarizar o comportamento futuro da série da forma como preferir. Todos os procedimentos foram feitos usando a linguagem de programação Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.