Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Introdução

Conforme o IBGE o "Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada". Portanto, se faz imperativo aprender a obter e analisar os dados e microdados da pesquisa.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

De fato, parece ser um desafio lidar com tamanha quantidade de dados, desde a importação, para a manipulação e produção de gráficos ou mapas. Felizmente, o processo pode ser facilitado por meio da linguagem de programação R, que facilita todo o processo. Parte do processo podemos dedicar ao pacote {censobr}, que permite obtermos facilmente dados do Censo.

Seja aluno da nossa formação Do Zero à Avaliação Prática de Política Públicas com a Linguagem R, e tenha acesso às aulas teóricas e práticas, com o código disponibilizado em R .

População residente (por município)

Realizando a importação dos dados usando {censobr} e {geobr}, é possível facilmente manipular e calcular novas variáveis. O resultado pode ser visto abaixo, onde usamos o pacote {ggplot2} para produzir o mapa que representa a população residente de Minas Gerais por município.

População residente (por setor)

É possível adentrar mais nos dados, realizando uma análise do setor censitário de cada município. Usando as mesmas ferramentas, obtemos como resultado o mapa que representa a população residente da cidade de Varginha - MG, por setor.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.