Coletando dados do Google Trends no R e no Python

O Google Trends é um site com dados para analisar a popularidade de pesquisas efetuadas no Google Search. Toda vez que um usuário procura por algum termo no buscador Google, a empresa registra esta pesquisa e atualiza um índice de popularidade do termo. O índice é baseado no volume de pesquisa e varia de 0 a 100 (quanto maior, mais popular).

O site do Google Trends disponibiliza dados gratuitamente para várias regiões, idiomas, períodos e categorias. A riqueza de dados é tão grande que o Economista Chefe do Google, Hal Varian, já publicou um paper mostrando como utilizar estes dados para produzir previsões econômicas.

Para tornar estes dados mais acessíveis e conhecidos, neste artigo mostramos como utilizar o portal de dados do Google Trends para coletar dados em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.