Hackeando o R: criando relatórios customizados com o pacote {pagedreport}

Quando se está interessado na montagem de relatórios, o Rmarkdown é a primeira ferramenta que se passa na mente, afinal, ele facilita na construção de apresentação com o R em PDF. Apesar disso, há a dificuldade da criação de relatórios com visuais mais elegantes. Para suprir esta demanda, o pacote {pagedreport} facilita o trabalho de customizar PDFs gerados pelo Rmarkdown. No Hackeando o R de hoje, vamos mostrar um pouco sobre esse pacote.

O pacote, até o momento, possui 3 temas principais, cada um com seu próprio estilo e que também podem ser alterados suas configurações visuais padrão conforme aquela que melhor atende, sendo possível alterar cores, fontes e imagens utilizas pelo tema. Para utilizar o pacote, primeiro ele deve ser baixado através do Github.


remotes::install_github("rfortherestofus/pagedreport", ref = "main")

Após a instalação (é recomendado reiniciar o Rstudio), para criar sua primeira apresentação com o {pagedreport}, vá em File > New File > R markdown > From Template. Veja, como na imagem abaixo, que aparecerá três opções ligadas ao {pagedreport} , cada uma representando um tema que melhor agrada, conforme as necessidades de cada um. Para prosseguir com a criação, selecione uma opção e clique em Ok.

Ao prosseguirmos, será aberto um arquivo .Rmd com os códigos iguais a imagem abaixo. Veja que se comparar o YAML com documentos Rmarkdown padrão, verá que não há nada de assustador.

 

  • title: título,
  • subtitle: subtítulo
  • author: autor
  • date: data

O que realmente muda é a parte após o output, no qual contém o uso do pacote e suas respectivas configurações.

No caso, vemos algumas opções, além de setar o template que utilizado  com pagedreport::paged_grid:, é configurado a logo, por meio de um link da internet (recomendável, pois dessa forma pode se tornar reprodutível), o knit e a cor principal do PDF.

Outros template podem vir com configurações a mais ou que podem ser adicionadas, como:

  • front_img: configura a imagem da capa.
  • back_img: altera a imagem da capa do fundo.
  • img_to_dark: TRUE ou FALSE, escure as imagens de capa e fundo.
  • logo_to_white: TRUE ou FALSE, transforma a imagem do logo em branco.
  • secondary_color: altera a cor secundária.

Outras possíveis seções de configuração do YAML condensam as padrões do Rmarkdown.

_________________________________________

Fizemos aqui uma introdução de como customizar seus relatórios PDFs de forma simples. Caso queira se aprofundar na apresentação de relatórios, conhecer mais sobre Rmarkdown e entender melhor o pacote {pagedreport}, é importante que confira nosso Curso de produção de Relatórios em Rmarkdown.

_________________________________________

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.