Hackeando o R

Dicas de R: usando Python dentro do R

By 28 de abril de 2021 No Comments

No Dicas de R de hoje, vamos mostrar como você pode rodar código em Python dentro do próprio R, facilitando a integração para pessoas que estão começando no R e já têm conhecimento de Python, ou que querem embutir em seu código o ferramental de Python, que muitas vezes pode agilizá-lo e resolver problemas. Essa integração pode ser feita através do pacote reticulate, como mostraremos a seguir. Vamos supor aqui que você já tem tanto o R como o Python instalados, e também já possui todos os pacotes de Python e de R que quer usar. Para carregar o Python no R, basta rodar:


library(reticulate)

O R irá carregar a sua versão padrão de Python. Se quiser utilizar outra (como ao começar um projeto), basta adicionar o código

use_python("/usr/local/bin/python")

Substituindo o argumento pelo caminho até a versão utilizada. Feito isso, vamos carregar o pandas como exemplo:

 
pd = import('pandas')

Após carregar a library, ela se torna um objeto no R como qualquer outro. Suas funções podem ser acessadas com o operador $, como se fossem colunas. Com isso, o código fica semelhante a um código de Python, usando pd$read_csv ao invés de pd.read_csv, por exemplo.

Para rodar códigos básicos de Python, existem as funções py_run_string(), que recebe strings de código como argumento, e py_run_file(), que recebe um script completo.

Como os objetos de uma linguagem não podem ser operados diretamente por outra, o reticulate transforma objetos de R em objetos de Python sempre que você chama uma função do Python sobre um objeto de seu environment base, e os transforma de volta após finalizar a função. Caso queira trabalhar com objetos de Python ao longo de várias funções, também é possível importar um módulo do Python e impedir que a transformação automática seja feita após suas funções:

 
pd = import('pandas', convert = FALSE)

Com isso, os objetos trabalhados serão de Python, e depois disso para transformá-los em objetos de R basta rodar py_to_r(nome_do_objeto).

O pacote apresentado aqui permite integração total entre o Python e o R, facilitando o uso de ferramentas estatísticas integradas no R para usuários de Python. Para mais informações sobre ele, recomendamos sua página principal, disponível aqui.


Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}