Por que o Excel não basta para a Ciência de Dados?

O Excel é um software, que representa, na quase totalidade, os editores de planilhas eletrônicas. Desde de sua criação, se tornou o principal aplicativo para construção de cálculos, tabelas, gráficos e consequentemente o melhor software para analisar dados. Apesar de ser extremamente intuitivo e útil, possui limitações que devem ser entendidas.

É possível realizar inúmeras análise de dados utilizando o Excel, o ponto forte é a sua facilidade de aprendizado. Com os editores gráficos, e seu formato tabular com linhas e colunas, contendo células,  é possível construir cálculos. Uma ferramenta bem conhecida para criar cálculos com agrupamento é a tabela dinâmica. 

É possível criar gráficos de diferentes formas, como por exemplo, gráficos de dispersão, linha temporal, barras e entre diversos outros.

É possível também criar análises estatísticas, tais como testes de hipóteses e regressões lineares. 

Entretanto, possui limitações, entre elas:

  • Volume de dados: planilhas eletrônicas são ótimas para armazenar dados relativamente pequenos e realizar suas análises, entretanto, a medida que mais dados de diferentes tipos são gerados, fica cada vez mais complexo a utilização com o Excel
  • Erros de Sintaxe: por mais que haja relacionamento de células no excel, a medida que análises ficam mais complexas na planilha, erros são mais suscetíveis de acontecer.
  • Reprodutibilidade: no Excel, fica cada vez mais complicado refazer cálculos de algoritmos através de projetos automatizados em diferentes máquinas de forma relativamente simples.
  • VBA: ainda que exista o VBA para melhorar a reprodutibilidade, a linguagem não contêm por padrão funções e pacotes estatísticos que melhoram significativamente o processo de análise de dados.
  • Pago: é necessário pagar um valor para que se tenha o software.

Devemos lembrar que a Ciência de Dados está preocupada com os objetivos do negócio em mente, de forma a criar produtos sofisticados, com algoritmos que predizem variáveis dentro de um sistema que gera essas previsões instantaneamente. A sua utilização é muito interligada com o uso de Machine Learning.

Por isso, as limitações acima são um empecilho enorme para aqueles que desejam utilizar o software para aplicações de Ciência de Dados.

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de Fundamentos de Análise de Dados, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Introdução ao LangGraph

LangGraph é um framework em Python desenvolvido para gerenciar o fluxo de controle de aplicações que integram um modelo de linguagem (LLM). Com ele podemos construir Agentes de IA robustos e previsíveis.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.