Desemprego aumentará?

Artigo publicado hoje no Correio sobre perspectivas para o desemprego em 2014 dá continuidade ao meu interesse sobre o assunto. O interesse, inclusive, envolve alguns debates com os amigos. Um desses debates envolve o Nepom, coordenado pelo meu amigo Claudio Shikida - ao qual, estou devendo resposta ao excelente post publicado hoje por lá. Infelizmente, não será nas próximas horas: colocar um carioca para trabalhar sexta-feira à noite é um sacrilégio! Voltando ao artigo, o desemprego aumentará esse ano? Ou a tendência de queda continua? E, se continuar, aumentam as chances da atual presidente se reeleger, dada a forte correlação existente entre aprovação de governo e desemprego? Tudo bem, essa última foi provocação, então, leia o artigo aqui, antes que eu me empolgue! 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.