A melhor política econômica no momento é a vacina

Em menos de um ano do início da pandemia, de forma inédita, em uma corrida biomédica que poucas vezes se viu na História da Humanidade, veio a vacina contra a Covid-19. Desenvolvidas de forma isolada por laboratórios privados ou em parceria com governos soberanos, não importa, o fato é que a era da inteligência artificial não deixou a Humanidade na mão, entregando em tempo recorde um antídoto para a peste que nos assola.

A despeito dessa excelente notícia para a Humanidade, o cenário para o Brasil não é dos mais animadores. Dada a descoordenação sem precedentes vinda do Palácio do Planalto, a vacinação no país caminha a passos de cágado. Nesse Comentário de Conjuntura, trazemos um retrato da vacinação no país.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

Os dados utilizados estão disponíveis no repositório do Wesley Cota, e são importados abaixo.


## Carregar pacotes
library(tidyverse)
library(lubridate)
library(zoo)
library(tsibble)
library(fable)
library(feasts)
library(tsibbledata)

## Coletar dados
covid_df = readr::read_csv("https://raw.githubusercontent.com/wcota/covid19br/master/cases-brazil-states.csv",
guess_max = 10000) %>%
group_by(state) %>%
mutate(d_vaccinated = vaccinated - lag(vaccinated,1)) %>%
mutate(MM_dose1 = rollmean(d_vaccinated, 7, NA, align='right'))

Observe que na função read_csv nós setamos o argumento guess_max igual a 10.000, dado que as primeiras mil linhas da coluna vaccinated estão com NA. Caso isso não seja feito, a função irá ler todas as linhas da coluna como NA.

Uma vez que os dados estejam disponíveis, podemos construir o gráfico abaixo.

A despeito da vacinação diária ainda está aquém do ritmo necessário para vacinar toda a população em um prazo adequado, uma boa notícia advinda dos dados é que a média móvel de 7 dias tem avançado. Ela estava em torno de 200 mil doses no início de fevereiro e tem avançado para acima das 500 mil doses na margem.

Esperamos que o programa de vacinação avance de forma inequívoca a partir de agora, dado o agravamento da pandemia que estamos assistindo - e que foi detalhado no Comentário de Conjuntura anterior.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.