Coletando dados do SICONFI com R e Python

O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi é uma ferramenta criada com o objetivo de receber informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais oriundas dos municípios, estados e da união. O Siconfi também compartilha esses dados através de sua API e é possível acessá-la através do R e do Python.

Introdução

O site da API do Siconfi pode ser acessado no seguinte link: https://apidatalake.tesouro.gov.br/docs/siconfi/. Nele é possível obter os anexos relatórios, o RREO, o RGF e o DCA, além de outros dados de relatórios contábeis. Através do link, é possível construir um código para acessar a API de informações, entretanto, há pacotes e bibliotecas que oferecem funções prontas para importar os dados, e no qual as utilizaremos aqui.

SICONFI com o R

Com o R é possível acessar os dados do Siconfi com o pacote {siconfir}, criado por Pedro Castro.

Abaixo, com o pacote já instalado via CRAN, utilizou-se a função find_cod para buscar o código IBGE do município. Esse código é necessário para ser utilizado como chave para realizar a busca das informações dos relatórios em cada função do pacote que realiza a importação dos dados. O código IBGE encontrado pela função para o município de Varginha é o 3170701.

Com a função get_fiscal, foi importados os dados do relatório de gestão fiscal do primeiro trimestre (period = 1), do ano de 2020 (year = 2020)  do munícipio de Varginha (cod = 3170701).

Com o pacote é possível obter dados de mais relatórios do Siconfi executando o mesmo procedimento da função acima.

SICONFI com o Python

Para o Python, existe a biblioteca siconfipy, criada pelo mesmo autor de {sincofir}, com o mesmo objetivo. Entretanto, no presente momento da finalização desse post, não foi possível utilizar a biblioteca para acessar a API.

Outra forma de acesso (além de uma construção manual de acesso a API) pode ser feito através do site e da biblioteca do Base de Dados.

Abaixo no código, utiliza-se a tabela do site disponível no link acima, em conjunto com a biblioteca basedosdados. Para obter os dados do Siconfi com a Base de Dados, é necessário criar uma conta e um projeto no Google Cloud, e inserir no argumento billing_project_id da função bd.read_table().

Diferente da função do R, será importado todas as informações disponíveis de todos os entes do país, o que pode resultar em uma demora de carregamento.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Simplificando análises de dados manuais do Excel usando o Python

Tratar e analisar dados no Excel pode ser um verdadeiro caos, mesmo que você precise fazer coisas simples como cruzar duas tabelas de dados. Uma solução melhor é o uso de scripts em Python, que possibilitam a automação de tarefas repetitivas e manuais. Neste artigo mostramos um exemplo simples, comparando o Excel versus Python.

Como automatizar o tratamento de dados feito no Excel usando o Python?

Segundo a pesquisa “State of Data Science”, profissionais de dados gastam 3 horas/dia (38% do tempo) apenas preparando os dados, antes mesmo de analisá-los. Neste artigo advogamos que este gasto de tempo pode ser drasticamente reduzido ao utilizar ferramentas open source, como Pandas e Python, para automatizar tarefas repetitivas que costumam ser feitas em Excel.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.