Construindo Dashboard Econômico com o Python

Como construir um Dashboard usando o Python? Há diversas ferramentas disponíveis, mas qual escolher? Nesse post de hoje, iremos criar um exemplo de Dashboard construído através do Shiny.

Shiny

O Shiny é uma biblioteca/pacote que permite construir Web Apps interativos , sendo possível rodar em páginas webs, bem como também é utilizado para a construção de Dashboards. A ferramenta foi originalmente produzida para a linguagem R, entretanto, foi disponibilizada para o Python, com apenas algumas poucos mudanças (somente de sintaxe).

A biblioteca permite não somente construir elementos visuais com uma base de dados e gráficos disponibilizados pelas linguagens, como também permite a utilização de temas CSS, htmlwidgets e elemento de JavaScript.

Dashboard de Demonstrações Financeiras

A abrangência de finalidade para da construção de um dashboard é enorme, e para ser especifico, criamos um Dashboard que permite relacionar as Receitas, Despesas e Custos de empresas disponibilizadas na bolsa de valores. O script de produção do Dashboard permite manipular os dados e tornar interativo a seleção de Companhias, isto é, por meio de uma barra, é possível escolher quaisquer empresas disponíveis na bolsa.

Para entender como foi criado o Dashboard abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Tendência de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Análise de Sentimento de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Analisando o mercado acionário brasileiro com aprendizado não supervisionado no Python

Como identificar os fatores significativos que influenciam a variabilidade nos retornos de ações individuais? Como comparar esses fatores ao selecionar empresas de setores distintos? Neste artigo, aplicamos a Análise de Componentes Principais para examinar ações que compõem o índice bovespa, com o objetivo de identificar os fatores estatísticos relevantes. Usamos o Python como ferramenta para aplicar a análise.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.