Indicadores

Resumo das expectativas da semana no FOCUS

By 10 de maio de 2021 julho 28th, 2022 No Comments

No boletim FOCUS dessa semana, vemos a manutenção das expectativas para a maior parte das variáveis reportadas. Com o anúncio do aumento da SELIC para 3.50%, as expectativas do IPCA para 2022 dos últimos 5 dias úteis caíram de 3.69% para 3.50%, indicando que o mercado vê credibilidade no esforço do BACEN de controlar a inflação. As expectativas para a SELIC de 2021 continuam em 5.50%, de modo que as esperanças de que não haverá uma trajetória de aumento da inflação dependem de esforços contínuos do BACEN nos próximos meses para o aumento da SELIC. Ao mesmo tempo, vemos um certo otimismo, com a estimação do PIB indo de 3.14% para 3.21%, enquanto a estimação da produção industrial subiu de 5.03% para 5.50%. Abaixo, as expectativas do PIB, IPCA, SELIC e câmbio:

Por outro lado, vemos a continuação da escalada das expectativas do IGP-M, indo de 14.32% para 14.81% na semana. Abaixo, os gráficos de IGP, preços administrados e produção industrial:

 

Ademais, fecharemos esse post fazendo um anúncio: esse será o último post nesse formato de análise das expectativas semanais do FOCUS. A partir de semana que vem, iremos lançar toda segunda-feira um post contendo a opinião do time de economistas da Análise Macro sobre as variáveis que serão divulgadas ao longo da semana, para dar nossa perspectiva e previsões os resultados, de modo a manter nossos leitores atualizados sobre os grandes eventos por vir e também ajudar a formular suas expectativas sobre eles. Fique ligado!

_________________________

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente