Vem aí o Índice de Preços ao Produtor (IPP)

Em um país desenvolvido a captação da evolução dos preços de uma economia se divide em apenas dois índices: um para o consumidor e outro para o produtor. Isto porque, a cesta de consumo de um grupo é totalmente diferente da do outro. No Brasil, entretanto, temos vários índices de preços (IGP-M, IGP-DI, IPCA-15, IPCA, INPC...), fruto dos tempos da hiperinflação.

A partir do próximo mês teremos mais um índice: o Índice de Preços ao Produtor (IPP). Ele será divulgado pelo IBGE a partir do dia 5 de abril com periodicidade mensal. Segundo o instituto a intenção inicial é que o mesmo capte a variação de preços em 23 setores da indústria de transformação. Posteriormente, esse grupo será ampliado, contendo informações sobre preços nos setores de agropecuária, indústrias extrativas, construção civil e serviços.

Bom ou ruim? Seria um passo importante para que, enfim, tenhamos apenas aqueles dois índices básicos? Um índice que cubra as variações de preço de produtos que importam para os consumidores e um índice que capte tais mudanças para produtores. Ou não, será apenas mais um índice? A acompanhar...

 

Para saber mais, um paper muito bom aqui e para ler a notícia sobre o IPP clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.