O problema da baixa poupança

Falar em poupança no Brasil é quase como cometer algum tipo de "crime intelectual". A panacéia é que basta que o Investimento cresça e que a Poupança aumentará ex-post. Daí que o importante é incentivar a demanda e que tudo estará resolvido. É sério, leitor: tem muita gente que acredita nesse tipo de raciocínio simples e pretensamente keynesiano. Mas há, é claro, o outro lado: o pessoal que pensa nos determinantes da oferta. Entre estes, uma boa carta do IBRE aqui e um bom post do Mansueto aqui. Acho que passou da hora de alguém em Brasília verificar que é preciso cuidar de outras coisas que não apenas de instrumentos fiscais, monetários e cambiais para incentivar a indústria - essa locomotiva tão potente para o crescimento sustentável! 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.