Os desembolsos do BNDES vão para o R

Tem sido notável, reconheço, o esforço do BNDES em elevar a transparência de suas ações, depois de tantas críticas sofridas ao longo dos últimos anos. Um reflexo desse esforço tem sido visto na disponibilização on-line dos recursos desembolsados pelo banco. Um problema, entretanto, dos dados disponibilizados pelo banco está no formato das planilhas. Abaixo, coloco um print do arquivo .xls dos desembolsos.

bndes

A planilha traz os desembolsos mensais realizados pelo banco de acordo com o Cadastro Nacional de Atividade Econômica. O problema da planilha é que ela traz o dado mensal e o acumulado por ano, bem como pula uma linha para começar outro ano. Se você quiser, por exemplo, obter a série temporal mensal, terá que deletar o acumulado por ano e a linha em branco, para começar a trabalhar. Se você usar essa planilha todos os meses, portanto, terá um trabalho considerável para tratar os dados, não é mesmo?

Se você for usuário do R, entretanto, a gente pode melhorar isso. Você pode baixar a planilha que está lá no BNDES diretamente para o R, tratar os dados e disponibilizá-los para suas análises. Como? O código abaixo faz isso.

temp <- tempfile()

download.file('http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/empresa/estatisticas/Int2_1D_m_setorCNAE.xls',
 destfile=temp, mode='wb')

data <- loadWorkbook(temp)

data <- readWorksheet(data, sheet = 1, header = TRUE, 
 startRow = 5)[,49]

desembolso <- data[-c(13,14,27,28,41,42,55,56,69,70,83,84,
 97,98,111,112,125,126,139,140,153,154,
 167,168,181,182,195,196,209,210,221)]

desembolso <- ts(desembolso, start=c(2000,1), freq=12)

O nosso código acima faz o download da planilha do BNDES, carrega e lê ela dentro do R, retira as linhas que não interessam e transforma em série temporal. Há, claro, outras formas de fazer isso [bem mais rápidas], mas para quem está começando, é um código satisfatório. O resultado do código é a série abaixo:

grafico01

Com efeito, agora você pode verificar, por exemplo, o efeito dos desembolsos do BNDES sobre a taxa de investimento, sobre o crescimento, etc. Ah, sim, para carregar e ler, estou usando o pacote XLConnect. Quando tiver tempo, publico um exercício aqui com essa série. Os resultados não são muito animadores, adianto... 🙁

________________________________

Esse é um exemplo de exercício que você aprende a fazer em nosso Curso de Introdução ao R. Saiba mais, aqui

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Tendência de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Análise de Sentimento de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Analisando o mercado acionário brasileiro com aprendizado não supervisionado no Python

Como identificar os fatores significativos que influenciam a variabilidade nos retornos de ações individuais? Como comparar esses fatores ao selecionar empresas de setores distintos? Neste artigo, aplicamos a Análise de Componentes Principais para examinar ações que compõem o índice bovespa, com o objetivo de identificar os fatores estatísticos relevantes. Usamos o Python como ferramenta para aplicar a análise.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.