O que o Brasil pode aprender com as Coreias?

No mês passado, escrevi nesse espaço sobre o projeto Maddison, que busca gerar séries longas de pib per capita para diversos países do mundo. No pacote maddison, disponível no R, dei destaque para a diferença de crescimento das duas Coreias.

O pessoal do Instituto Millenium se interessou pela iniciativa e acabou gravando um podcast comigo, que ficou bem legal. A ideia foi verificar o que o Brasil pode aprender com o exemplo (didático) das duas Coreias, em particular em relação à abertura comercial. Como todos sabem, o Brasil ainda é um dos países mais fechados do mundo, mesmo mais de 30 anos após o fracasso do modelo de substituição de importações. Vocês podem conferir a matéria e o podcast aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.