Update: Evolução do Covid-19 no Brasil

Nas primeiras semanas de março, acabei me envolvendo bastante com os dados do Covid-19, por questões profissionais. Há muitos posts sobre o assunto publicados nesse espaço, o leitor pode fazer uma busca por eles. À época, porém, o Brasil começava sua guerra contra o vírus, de modo que nossos dados ainda eram bastante iniciais sobre o assunto. As semanas passaram e já aqui, no início de maio, estamos com um quadro preocupante sobre a doença no país, mas creio que melhor do que as previsões inicialmente feitas. Os gráficos a seguir resume o alastramento da epidemia no país, com dados atualizados até 5 de maio.

Do lado esquerdo, temos os casos confirmados de Covid-19 no Brasil, bem como a variação diária desses casos. No lado direito, temos o log dos casos confirmados. A ideia de colocar os dados em log facilita a visualização porque a expansão inicial da doença se mostrou ser exponencial. Um crescimento exponencial transformado em log segue uma reta linear. Isso posto, o gráfico à direita nos mostra que o crescimento da doença parece começar a experimentar um arrefecimento.

É para comemorar? Não muito. Primeiro, porque é preciso lembrar da subnotificação. Isto é, o Brasil, infelizmente, não teve uma política pública consolidada de testes. Nós testamos muito pouco a doença Brasil à fora. Logo, é preciso olhar para os dados oficiais com bastante cautela. Segundo, porque os dados oficiais são uma agregação de um país bastante desigual. Enquanto municípios mais ricos enfrentaram a doença primeiro e agora começarão a ver uma melhora no quadro, municípios mais pobres ainda estão por enfrentar o pior cenário.

Feitas as ressalvas, gostaria de ressaltar que nós ainda estamos distantes de um entendimento completo da doença, bem como do impacto dela sobre o país. A precariedade dos dados e das políticas públicas de saúde adotadas seguem inundando de incerteza o cenário. Cautela no momento é o melhor que devemos ter.

__________________

(*) Os dados foram coletados diretamente do survey da JHU, que se consolidou como a melhor base de dados sobre o assunto no mundo.

(*) Aprenda R em nosso Curso de Introdução ao R para Análise de Dados.


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.