Análise de dados de seguro-desemprego com o R

A versão 4.0 do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, que abre inscrições no próximo dia 23/06, irá explorar novas séries que servem como indicadores antecedentes do ciclo econômico. Dentre essas séries, vamos verificar como é possível analisar os pedidos de seguro-desemprego, que, entre outras coisas, dá uma ideia de como está o mercado de trabalho. O script de R começa carregando alguns pacotes.


library(tidyverse)
library(readxl)
library(lubridate)
library(scales)
library(ecoseries)
library(timetk)
library(zoo)
### Pacote Seasonal
library(seasonal)

Uma vez carregados os pacotes que iremos utilizar no script, é possível baixar e ler os dados de seguro-desemprego com o código abaixo.


url = 'http://pdet.mte.gov.br/images/Seguro-Desemprego/Segunda%20Quinzena%20de%20Maio/3-%20S%C3%A9rie%20Hist%C3%B3rica%20do%20Seguro-Desemprego%20-%202000%20a%202020%20-%20mensal.xlsx'
download.file(url, destfile = 'seguro.xlsx', mode='wb')
data = read_excel('seguro.xlsx', sheet="Tabela 1", skip=5) %>%
drop_na()

Uma vez coletados os dados, geramos algum tratamento deles, dado que são disponibilizados em uma planilha excel bastante bagunçada...


## Tratamento dos dados
dates = parse_date_time(colnames(data[-1]),
orders='%Y/%m')
names = data$...1
data = t(data[,-1])
row.names(data) = NULL
colnames(data) = names

data =
data %>%
as_tibble() %>%
mutate(DATES = dates) %>%
select(DATES, everything())

A seguir, podemos gerar um primeiro gráfico dos dados agregados brutos de pedidos de seguro-desemprego...

Dois aspectos da série mensal saltam aos olhos. O primeiro é que há um grande salto no último dado disponível, o mês de maio de 2020. Houve nesse mês 960,2 mil pedidos de seguro-desemprego.

Outro ponto que chama atenção é a existência de alguma sazonalidade nos dados. A seguir, colocamos um gráfico que dá um zoom nesse comportamento.

A seguir, exploramos os dados dos Estados. Aqui, coloco como exemplo o comportamento dos pedidos de seguro-desemprego na região Sudeste.

Para terminar, relacionamos os dados de seguro-desemprego ao saldo do cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED) do Ministério da Economia...

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

_________________


_________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.