Aos estudantes de faculdades heterodoxas

Façam como Ulisses: amarrem-se aos mastros de seus navios e tapem os ouvidos de seus amigos com cera. Faculdades heterodoxas de economia são como a ilha das Sereias: é preciso pragmatismo e "senso crítico" para não ser seduzido. Leiam muito, façam todas as listas de cálculo, microeconomia, estatística e econometria, antes de entrarem na doce ilusão das "escolas de pensamento econômico". Se persistirem, saberão que os modelos neoclássicos são meras bengalas e não a expressão de um pacto com Mefistófeles, para quem trata-se de um caro e velho projeto ortodoxo, cujo objetivo é demonstrar a superioridade do mercado como elemento regulador da economia e constituinte da ordemPara uma réplica, comece aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como choques inflacionários afetam a previsão da Selic?

Como mensurar a importância de choques na inflação sobre o erro de previsão da taxa de juros? Neste exercício quantificamos esta pergunta sob a ótica de um modelo VAR, usando dados recentes da macroeconomia brasileira. Especificamente, estimamos a decomposição da variância dos erros de previsão do modelo, analisando choques na inflação da gasolina e sua importância sobre a variância dos erros de previsão da taxa Selic.

Modelo de previsão para o preço da gasolina

Neste exercício exploramos os dados públicos sobre o preço da gasolina no Brasil, sua composição, evolução temporal, políticas associadas e, por fim, construímos um modelo simples de previsão. Com um modelo em mãos, o analista pode cenarizar o comportamento futuro da série da forma como preferir. Todos os procedimentos foram feitos usando a linguagem de programação Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.