Taxas de Juros negativas?

Lembra aquela sua aula de teoria monetária em que o seu professor lhe disse que taxas de juros nominais não podem ser negativas? Pois é: sempre é bom olhar para a realidade vez ou outra. A taxa de juros que bancos comerciais recebem para manter fundos junto ao Banco Central Europeu foi alterada para -0,1%. Isso mesmo: negativa. Quer dizer que se os bancos insistirem em manter seus recursos no BCE - não emprestando a consumidores e empresários - receberão menos dinheiro do que lá depositaram. A ideia não é nova, posto que já foi aplicada em países nórdicos há algum tempo, mas replicar isso para os integrantes do euro me parece ser bastante ousado. A acompanhar os efeitos... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.