Macroeconometria usando o R

A macroeconomia nunca mais será a mesma depois que você passar por esse curso inovador da Análise Macro. O mundo dos modelos e variáveis macroeconômicas vistos sob o olhar da econometria.

 

Inscrições abertas para a última turma de 2018! Veja abaixo como se inscrever...

Macroeconomia com evidência empírica

Reunimos toda a experiência da Análise Macro em modelagem e previsão de variáveis macroeconômicas nesse curso de Macroeconometria usando o R. O curso destrincha conceitos econométricos complexos de forma agradável e intuitiva, com base no uso intensivo de variáveis macroeconômicas. Ao longo do curso o aluno aprenderá a construir modelos univariados e multivariados para explicar e prever a trajetória da inflação, da produção industrial mensal, da dívida bruta, etc. Verá testes de raiz unitária sendo aplicados a variáveis como hiato do produto, taxa de juros, taxa de câmbio, expectativas de inflação. Aprenderá a construir índices de qualidade da comunicação do Banco Central brasileira e verá como eles se relacionam com as expectativas de inflação. Análises de correlação e causalidade serão aplicados aos desembolsos do BNDES e à taxa de investimento, bem como receita e despesa do governo sofrerão o escrutínio do teste empírico. Tudo isso usando o poder do R!

Organização do Curso

O curso se divide em 15 seções agrupadas em três grandes blocos. O primeiro é dedicado a estimar equações que representam o organismo econômico. O segundo é dedicado à modelagem e previsão e o terceiro à causalidade e cointegração de variáveis macroeconômicas. Diversos conceitos como a metodologia Box-Jenkins, sazonalidade, testes de raiz unitária, vetores autorregressivos, cointegração, testes de causalidade, etc, serão vistos, com apresentação da teoria e aplicação às variáveis macroeconômicas em questão. Rigor e intuição caminharão de mãos dadas nesse curso.

Como eu farei o curso?

Nosso Curso é 100% adaptável à sua rotina de trabalho ou estudo. Você escolhe o melhor horário para assistir aos vídeos gravados, aprofundar o tema da seção lendo a apostilaresolvendo a lista de exercícios. Todos os códigos utilizados são disponibilizados para que o aluno possa aprender de forma autônoma. Nos planos básico e intermediário, o aluno terá o período da sua turma para acesso ao material. Já no plano premium, o aluno terá um ano para concluir o curso, tira-dúvidas via plataforma exclusiva de suporte, acesso ao material dos Cursos de Análise de Conjuntura usando o R e de Teoria Macroeconômica com o R, conversas on-line com o professor do Curso e acesso ao Clube do Código por 1 ano. Nesse ambiente virtual, professor e aluno podem conversar ao vivo e compartilhar suas telas, tirando dúvidas sobre os códigos de R, o que torna o aprendizado potencializado. 

Nivelamento em R disponível!

Para quem não possui conhecimentos de R, ficará disponível durante todo o período do curso de Macroeconometria o material do nosso Nivelamento em R. O nivelamento se divide em 5 seções. Elas se propõem a uma introdução qualificada ao R, desde a instalação e apresentação dos programas utilizados até a criação de funções, passando pelas principais estruturas de dados, importação de dados e construção de gráficos.

Vídeos Didáticos

Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Apostila de Alta Qualidade

O curso conta com uma apostila de elevada qualidade, contendo todas as seções

Listas de Exercícios

Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção termina com uma lista de exercícios.

Conheça o Instrutor do Curso de Macroeconometria usando o R

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, tendo se especializado na construção de modelos macroeconométricos, política monetária e análise da conjuntura macroeconômica doméstica e internacional. Tem, ademais, especialização em Data Science pela Johns Hopkins University. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. É o criador da Análise Macro, startup especializada em treinamento e consultoria em linguagens de programação voltadas para data analysis, sócio da MacroLab Consultoria, empresa especializada em cenários e previsões e fundador do hoje extinto Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE-UFF). É também Visiting Professor da Universidade Veiga de Almeida, onde dá aulas nos cursos de MBA da instituição, Conselheiro do Instituto Millenium e um dos grandes entusiastas do uso do no ensino. Leia os posts de Vítor Wilher aquiCaso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br

Confira abaixo o Programa Completo da última turma de 2018:

Inscrições 2º Lote e acesso imediato a todo o material do Curso: 11/12/2018 a 06/01/2019

Início Oficial da 17ª Turma do Curso de Macroeconometria usando o R: 07/01/2019

Seção 02 - O modelo básico novo-keynesiano;

Seção 03 - O lado da oferta: Estimando diferentes formas de Curvas de Phillips;

Seção 04 - O lado da demanda: Construindo e estimando uma Curva IS para o Brasil;

Seção 05 - O Banco Central: Estimando uma Curva de Reação;

Seção 06 - O resto do mundo: Estimando uma equação de paridade da taxa de juros (PTJ);

Seção 07 - Modelagem e Previsão da Inflação no Brasil (modelos SARIMA, SARIMAX, VAR e de Regressão Múltipla);

Seção 08 - Índices de qualidade da comunicação do Banco Central e seu impacto nas expectativas de inflação;

Seção 09 - Caracterização do processo gerador do PIB;

Seção 10 - Modelagem e Previsão da Produção Industrial Mensal;

Seção 11 - Modelagem e Previsão do Volume de Comércio;

Seção 12 - Modelagem e Previsão da Dívida Bruta brasileira;

Seção 13 - Investigando causalidade entre Poupança e Investimento: o teste de Granger e o Procedimento de Toda-Yamamoto;

Seção 14 - Os desembolsos do BNDES e a taxa de investimento: há causalidade?

Seção 15 - Cointegração e Causalidade entre Receitas e Despesas do Governo Central brasileiro;

Encerramento - 31/03/2019

Emitimos Certificado de 90 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Alunos dos planos intermediário e premium têm acesso a Certificado de 90 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno do plano intermediário deverá entregar as listas de exercício resolvidas até o prazo final da turma, recebendo os feedbacks correspondentes. Alunos do premium serão constantemente avaliados durante a vigência do plano customizado de aprendizagem. 

Gostou? Agora é só escolher o plano que melhor satisfaz as suas necessidades e entrar para o mundo do R! Você adiciona o plano escolhido no carrinho, preenche seus dados para finalizar a compra, já criando o seu usuário e senha, e coloca seus dados de pagamento no sistema do paypal ou gera o boleto bancário. Uma vez confirmado o pagamento, você já tem acesso ao material do curso na sua Conta aqui na Análise Macro! Tudo completamente seguro e certificado!

Plano Básico

Plano voltado para quem só quer ter acesso ao material do curso, sem suporte.
R$290
  • Ou em até 5x de R$ 58 sem juros no cartão de crédito ou PayPal.
  • Acesso às videoaulas até 31/03/2019. Baixe todo o material digital e assista às videoaulas na plataforma até a data de encerramento do Curso.
  •  
Comprar

Preços válidos para pessoas físicas. Para pagamento via Pessoa Jurídica, por favor, entre em contato pelo e-mail comercial@analisemacro.com.br.