Central Banking

Teoria da Política Monetária

Da proposta seminal de Tinbergen aos pequenos modelos estruturais novo-keynesianos, o curso explora mais de sessenta anos de teoria, sem descuidar da prática proporcionada pelo uso intensivo do R nos laboratórios.

Um passeio pelo mundo da política monetária

Esse é o primeiro curso da área de Central Banking da Análise Macro, cujo objetivo é apresentar aos alunos os principais desenvolvimentos da moderna teoria de política monetária. Desde a contribuição seminal de Theil-Tinbergen até os pequenos modelos estruturais novo-keynesianos, os alunos percorrerão uma das áreas mais excitantes da macroeconomia. A teoria será vista de forma evolutiva, apresentando as principais contribuições que levaram ao consenso atual representado por metas (implícitas ou explícitas) de inflação e uso da taxa básica de juros como instrumento de política. Além disso, cada seção termina com um laboratório de R, cujo objetivo é entender algum conceito teórico pela lente da evidência empírica.

Organização do Curso

O curso é dividido em 10 seções. A primeira seção faz uma introdução ao R, a linguagem que utilizaremos nos laboratórios empíricos. A seção 2, por sua vez, apresenta o Esquema de Theil-Tinbergen e o problema de política econômica, relacionando metas e instrumentos. A seção 3 apresenta o impacto das expectativas racionais na teoria de política monetária. A seção 4 ilustra as discussões em torno das contribuições seminais de Kydland e Prescott Barro e Gordon, que deram origem ao debate regra vs. discrição na condução da política monetária. A seção 5 apresenta o consenso novo-keynesiano constituído por pequenos modelos estruturais para analisar o impacto da política monetária sobre o organismo econômico. A seção 6 traz discussões práticas sobre a implementação da política monetária, tais como o uso da Regra de Taylor, o modelo de inflation forecast targeting, reação a choques sobre a economia, suavização da taxa de juros, dentre outros. A seção 7 discute a intersecção entre política monetária e política fiscal. A seção 8 discute a operação da política monetária em uma economia aberta. A seção 9 faz diversas discussões empíricas sobre os modelos novo-keynesianos e a seção 10 trata do debate pós-crise de 2008.

Público-alvo

O curso se destina basicamente a profissionais do mercado em busca de uma maior compreensão sobre a moderna teoria de política monetária, alunos de graduação e pós-graduação interessados na área e professores de macroeconomia que buscam reciclar seus conhecimentos sobre política econômica.

Pré-requisitos

Não há necessidade de conhecimentos prévios de R, que é introduzido na primeira seção do curso. É conveniente que os alunos tenham tido ao menos um semestre de teoria macroeconômica, ainda que todos os desenvolvimentos necessários para o bom entendimento das aulas sejam vistos no curso.

Programa Completo da Última Turma

Inscrições Encerradas!

As inscrições serão feitas em lotes, com escalonamento de preços de acordo com a lotação da turma:

  • 1º lote: 30% de desconto sobre o preço cheio
  • 2º lote: 15% de desconto sobre o preço cheio
  • 3º lote: preço cheio

Introdução ao tidyverse (Nivelamento em R): 13/08/2019 a 31/08/2019

  • Apresentação do R e do RStudio
  • Apresentação do RMarkdown
  • Introdução ao mundo tidyverse: R packages for Data Science
  • Importação de Dados: o pacote readr
  • Importação de Dados: o pacote readxl
  • Importação de Dados com os pacotes brazucas
  • Tratamento de Dados: o pacote tibble
  • Tratamento de Dados:  o pacote tidyr
  • Tratamento de Dados: o pacote dplyr e pipes
  • Visualização de dados com o pacote ggplot2

Seção 02 - O Esquema de Theil-Tinbergen e o problema de política econômica

  • Laboratório: investigando a relação entre juros e inflação com o R

Seção 03 - Política Monetária e expectativas racionais

  • Laboratório: construindo expectativas racionais com o R

Seção 04 - O debate Regra vs. Discrição na condução da política monetária

Laboratório: taxas reais de juros e política monetária neutra no R

Seção 05 - O Novo Consenso e as Regras Monetárias Ótimas

Laboratório: estimando a Curva IS e a Curva de Phillips de forma simultânea com o R

Seção 06 - Implementação da Política Monetária

Laboratório: o regime de metas de inflação ao redor do mundo

Seção 07 - Política monetária e política fiscal

Laboratório: investigando dominância fiscal com o R

Seção 08 - Política monetária numa pequena economia aberta

Laboratório: a paridade descoberta de juros na prática

Seção 09 - Análise empírica do Novo Consenso

Laboratório: estimando funções de reação para o Banco Central

Material do Curso

Vídeos Didáticos
Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Apostila de Alta Qualidade
O curso conta com uma apostila de elevada qualidade, contendo as 8 seções.

Listas de Exercícios
Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção termina com uma lista de exercícios.

Sobre o instrutor

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro, Conselheiro do Instituto Millenium e Palestrante. Caso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br

Como eu farei o curso?

Nosso Curso de Teoria da Política Monetária é 100% adaptável à sua rotina de trabalho ou estudo. Você escolhe o melhor horário para assistir aos vídeos gravados e aprofundar o tema da videoaula replicando o exercício realizado pelo professor. Todos os códigos utilizados são disponibilizados para que o aluno possa aprender de forma autônoma. De forma a dar maior atenção aos alunos, as vagas para essa turma serão limitadas.

Os alunos inscritos no Curso terão acesso a todo o material digital e às videoaulas por 12 meses. Além disso, também terão acesso ao Clube do Código pelo mesmo período. Poderão tirar dúvidas com o professor em plataforma exclusiva, bem como terão acesso a mentorias on-line.

Mentorias Exclusivas

De forma a dar um suporte customizado aos alunos inscritos nessa turma do curso, o professor disponibilizará até seis mentorias exclusivas via o ambiente virtual appear.in. Nessas mentorias, os alunos podem tirar dúvidas sobre o Curso ou sobre outros aspectos do R para coletar, tratar e visualizar dados.

Nivelamento em R

Não tem conhecimento de R? Não se preocupe! Ficará disponível durante todo o período do curso de Política Monetária o material da nossa introdução ao tidyverse (nivelamento em R). O nivelamento possibilita uma introdução qualificada ao R, mostrando o que há de mais avançado na linguagem para lidar com coleta, tratamento e apresentação de dados.

Emitimos Certificado de 90 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Os alunos inscritos no Curso têm acesso a Certificado de 90 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno deverá entregar mais do que 70% das atividades propostas ao longo do Curso no prazo de 12 meses.