Turmas 2020.2: último dia de inscrições!

By | Cursos da Análise Macro

Encerram-se hoje, 06/07, às 23h59, as inscrições para as Turmas 2020.2 dos nossos Cursos Aplicados de R. As turmas 2020.2 terão início amanhã, 07/07, e contarão com Nivelamento em R, de modo que não é necessário nenhum conhecimento prévio na linguagem. Para todos os detalhes sobre as Turmas 2020.2 e quais Cursos abrirão inscrições, continue lendo esse informativo...

Nós abrimos vagas para os seguintes Cursos:

Cursos de Data Science

Macroeconomia Aplicada

Cursos de Econometria

Cursos de Finanças

Além disso, também abrimos as inscrições para a nossa Formação mais longa:

Você encontra todas as informações sobre o programa de cada um dos Cursos, clicando nos links acima.

Plano Único

De modo a darmos total suporte aos alunos inscritos, as Turmas 2020.2 contarão com um Plano Único com acesso por 12 meses, suporte customizado do professor e acesso ao Clube do Código também por 12 meses. Os preços variarão de acordo com a complexidade de cada Curso. Nosso objetivo com isso é dar um treinamento totalmente customizado para os alunos inscritos.

Investimento

Os preços dos Cursos variam de acordo com a complexidade do conteúdo. Os alunos poderão financiar a aquisição dos Cursos em até 10x sem juros no cartão de crédito.

Qualquer dúvida adicional, por favor, mande e-mail para comercial@analisemacro.com.br.

Adquira nossas trilhas com 30% de desconto!

Você pode realizar todos os Cursos das nossas áreas temáticas com 30% de desconto. Basta clicar nos links abaixo:

______________

Expectativa de crescimento em 2020 estaciona em -6,5%

By | Indicadores

As expectativas de crescimento nesse ano parecem que, de fato, encontraram um limite próximo a -6,5%. Tudo indica que se não ocorrer uma segunda onda de infecções deverá ocorrer surpresas positivas para o crescimento no segundo semestre. Um dado que reforçou essa expectativa é o da produção industrial, que após recuar 18,8% em abril, cresceu 6,9% na margem. Ainda é cedo para dizer que isso sinaliza uma recuperação em "V", mas parece ser suficiente para "estancar" o pessimismo.

Na comparação interanual, a produção industrial continuou no terreno negativo em maio, com -21,8%, após registrar 27,3% em abril.

A produção de veículos de junho, divulgada hoje pela manhã, vai na direção da recuperação na margem, com avanço de 129% na comparação com maio. A recuperação ainda é lenta, tomada como métrica a comparação interanual, que ainda registra variação negativa (-57,6% na comparação com junho de 2019).

A semana é marcada pela divulgação de dados do CAGED, vendas no varejo, serviços e IPCA.

Os dados aqui referidos são coletados de forma automática com o R.

_______________

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Falências e PIB Potencial: o efeito permanente do choque

By | Comentário de Conjuntura

Uma das grandes preocupações dos economistas nessa pandemia era evitar que ocorresse um número grande de falências de empresas. Isso porque, quanto maior o número de falências, maior o impacto sobre o potencial de crescimento da economia. Para ilustrar esse argumento, nesse Comentário de Conjuntura fiz um exercício simples que verifica o efeito de um choque no número de falências sobre o PIB Potencial da economia brasileira.

Como proxy para essas séries, utilizei o PIB Potencial construído pela IFI, a Instituição Fiscal Independente, e o total de falências decretadas disponibilizado pelo Serasa Experian. Foi, então, construído um modelo de correção de erros e extraída a função de impulso-resposta, considerando um choque no número de falências e o seu efeito sobre o PIB Potencial. O gráfico a seguir ilustra.

O aumento no número de falências tem efeitos deletérios sobre o potencial de crescimento da economia, como era esperado. Isso porque, o efeito mais visível da falência de empresas é a destruição de capacidade produtiva.

Os dados do levantamento da Serasa vão até abril. Como é provável que haja uma defasagem não desprezível entre a empresa ter dificuldades de caixa e a decretação de uma falência, ainda não é possível verificar um aumento nesse número em 2020. Entretanto, dadas as imensas dificuldades de acesso a crédito e o impacto considerável da pandemia no caixa das empresas, é de supor que esse número mostre algum avanço nos próximos meses.

Caso isso se confirme, o efeito sobre a capacidade produtiva do país será considerável.

____________________

(*) Conheça nosso Curso de Macroeconometria usando o R e aprenda a entender o organismo econômico por meio de equações.

(**) Você aprende a coletar, tratar, analisar e apresentar dados com o R em nossos Cursos Aplicados de R.

(***) Os alunos do plano premium dos nossos Cursos Aplicados de R  têm acesso a mais de 70 exercícios do Clube do Código.

Selic esperada para o fim de 2020 vai a 2%

By | Indicadores

A ata do COPOM divulgada na semana passada fez as instituições ouvidas pelo boletim fazerem, na média, uma leve correção na expectativa para a taxa básica de juros no final do ano para 2%. Isto é, os participantes do Focus esperam mais um corte de 25 pontos-base na taxa Selic.

Sobre a expectativa para o PIB, houve um retrocesso em relação ao alívio da semana anterior. Uma leve correção para baixo de -6,5% para -6,54% para a expectativa média para o crescimento esse ano. A boa notícia é que o desvio-padrão das expectativas continua caindo, mostrando que aos poucos os agentes estão conseguindo "tatear" o fundo do poço.

Os dados do boletim Focus são coletados de forma automática com o R a partir da base de dados do Banco Central.

A semana é marcada pela divulgação de dados de mercado de trabalho e pela produção industrial, que abre uma série de indicadores de atividade a serem divulgados sobre o mês de maio.

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Microeconometria usando o R: inscrições abertas!

By | Cursos da Análise Macro

Inscrições abertas para a a Turma 2020.2 do nosso Curso de Microeconometria usando o R. O objetivo do Curso de Microeconometria usando o R é capacitar alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado em econometria aplicada a microdados. O curso envolve tanto a apresentação teórica de modelos de regressão, quanto a aplicação no R de diversos exemplos associados a dados de corte transversal, séries de tempo e dados em painel. Espera-se que ao final do Curso o aluno tenha facilidade em desenvolver trabalhos empíricos empregando microdados.

Confira todas as informações do nosso super Curso aqui.

______________________

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!