Avaliação de Políticas Públicas usando o R

O novíssimo Curso da Análise Macro busca capacitar alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado em métodos econométricos de avaliação de impacto.

Políticas públicas baseadas em evidências

Nas últimas décadas, com o crescimento da literatura econométrica sobre avaliação de impacto, houve um aumento considerável do interesse e do uso dessas metodologias para avaliar tanto políticas públicas quanto projetos sociais. Com efeito, o objetivo do Curso de Avaliação de Políticas Públicas usando o R é capacitar alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado em métodos econométricos de avaliação de impacto. O Curso cobre as principais metodologias de avaliação de impacto, com foco principal na aplicação das mesmas.

Para quem é

O Curso é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado interessados na avaliação de impacto de políticas públicas e projetos sociais.

Organização do Curso

O curso se divide em 8 seções, além da apresentação do Curso. Para começar, os alunos do curso de Avaliação de Políticas Públicas usando o R terão acesso ao conteúdo integral do Curso de R para Análise de Dados da Análise Macro, que contém videoaulas, slides e scripts bem didáticos e explicados. Feita a imersão no R, o aluno é introduzido ao mundo da avaliação de impacto, na seção 2, por meio de uma ampla revisão da literatura. As seções 3 e 4 cobrem o modelo de resultados potenciais e o método de aleatorização, enquanto as seções 5 a 8 mostram os principais métodos econométricos adotados pela literatura. A seção 9 encerra o programa com o cálculo do retorno econômico de políticas públicas e projetos sociais.

Materiais do Curso

Vídeos Gravados para você assistir quando quiser
Cada seção será acompanhada de um vídeo gravado que conduzirá o aluno em todos os passos.

Slides de Alta Qualidade
Cada seção do curso conta com slides contendo a teoria e os códigos de R de modo que o aluno possa reproduzir o passo a passo que é ensinado nas videoaulas.

Exemplos práticos
Para que o aluno possa praticar os conceitos vistos, cada seção é recheada de exemplos práticos que podem ser rodados no R.

Como eu farei o curso?

Nosso Curso é 100% adaptável à sua rotina de trabalho ou estudo. Você escolhe o melhor horário para assistir aos vídeos gravados e aprofundar o tema da videoaula replicando o exercício realizado pelo professor. Todos os códigos utilizados são disponibilizados para que o aluno possa aprender de forma autônoma. De forma a dar maior atenção aos alunos, a versão 3.0 do Curso será ofertada em turma única com limitação no número de alunos.

Os alunos inscritos no Curso terão acesso a todo o material digital e às videoaulas por 1 ano. Poderão tirar dúvidas com o professor em plataforma exclusiva.

Sobre o professor do Curso

Vítor Wilher

Mestre em Economia | Cientista de Dados

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro e Palestrante. Caso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br. O portfólio e o currículo completo do professor podem ser vistos aqui.

Emitimos Certificado de 60 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Os alunos inscritos nessa edição do Curso têm acesso a Certificado de 60 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno deverá entregar mais do que 70% das atividades propostas ao longo do Curso no prazo de 12 meses.