Análise do IBC-Br com o R

Hoje pela manhã o IBGE divulgou mais um indicador referente à atividade em abril: o IBC-Br, o Índice de Nível de Atividade do Banco Central. É outra pesquisa que também conta com script automático de coleta, tratamento e visualização de dados no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Na comparação interanual, houve queda de 15,09% no IBC-Br em abril. O acumulado em 12 meses também foi para terreno negativo, registrando -0,52%. O IBC-Br, por construção, retrata o que ocorre com as pesquisas de alta frequência da indústria, comércio e serviços.

Uma apresentação dos dados está disponível aqui.

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

_________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Criando um Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.