IPCA-15 chega aos dois dígitos

O IPCA-15 é um índice de preços que abrange o período do dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês de referência. O índice serve como uma boa prévia do resultado do IPCA "cheio", por possuírem características semelhantes, sendo importante o seu acompanhamento, como forma de prever os caminhos do IPCA. Neste texto iremos comentar o resultado do IPCA-15 para o mês de setembro de 2021.

A variação mensal do IPCA-15 nos mês de setembro foi de 1,14% em relação ao mês anterior. Podemos ver no gráfico como a variação se comporta nos últimos meses, exibindo a alta.

Na variação acumulada em 12 meses, o IPCA-15 exibe uma variação de 10,05%. É notável como o IPCA-15 está muito acima dos limites de inflação instituídos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que se encontra em 3,75% neste ano.

O IPCA-15 demonstra também uma sazonalidade, como é possível observar no gráfico. É importante notar que a média de variação do IPCA-15 são maiores nos dois últimos meses do ano, bem como no primeiro. Isso significa que o aumento, na medida que se encontra atualmente, no mês de setembro, não é usual.

Em relação a síntese estatística, desde 2000, a série exibe uma mediana de 0,44%. Já a média se encontra em 0,46%. O 1° quartil termina em 0,23% e o 3° quartil termina em 0,65%.

Podemos verificar melhor a média e a mediana da série no gráfico de Histograma.

Em relação aos grupos que mais contribuíram para a inflação no mês de setembro, o de Transportes foi o que mais teve peso, exibindo uma variação mensal de 2,22%. Em seguida, com uma variação de 1,55%, Habitação aparece como uma segunda maior, seguido por Alimentação e bebidas com 1,27%, Artigos de residência 1,23% e Vestuário com 0,54%.

Podemos visualizar também a contribuição dos grupos em um gráfico conjunto.

O que resta agora é esperar o resultado IPCA para confirmar a alta inflacionada do país neste momento.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.