O que o mercado esperava para a inflação 12 meses atrás?

Abro o Valor dessa segunda-feira e lá está o mercado discordando da leitura do Banco Central sobre a ociosidade da economia e consequentemente sobre a trajetória futura da inflação medida pelo IPCA. O mercado alega que o Banco Central estaria mais otimista do que deveria a cerca da recuperação da economia, o que explicaria a decisão sobre a taxa básica de juros.

O interessante é que o próprio mercado estava mais otimista do que deveria um ano atrás sobre a trajetória da inflação nesse momento.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

Para ilustrar o argumento, eu dei uma olhada nos dados do boletim Focus, que serve de base para a nossa já tradicional postagem de segunda-feira.

A ideia aqui é comparar a expectativa 12 meses antes com a inflação de hoje. Será que o mercado se sai bem?

O gráfico traz a linha vermelha que representa a expectativa de inflação 12 meses atrás para a inflação de hoje. A linha verde escura, por seu turno, traz a inflação efetivamente observada. A área azul, por fim, traz o intervalo de projeções, representado pelas expectativas mínimas e máximas do boletim Focus.

Como se vê, a expectativa média do Focus era de uma inflação em declínio a essa altura, provavelmente fruto da tal ociosidade da economia. Os choques de alimentos e de combustíveis, sobre os quais falo mais amanhã no Comentário de Conjuntura, acabaram por gerar uma trajetória diferente para a inflação.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.