Indicadores

Relatório #20 - PMS e IBC-Br

By 11 de outubro de 2021 No Comments

No final dessa semana, são anunciados os valores da PMS e do IBC-Br referentes ao mês de agosto, completando as principais pesquisas sobre o nível de atividade da economia. A PMS é particularmente importante pois o setor de serviços teve alta variância durante a pandemia, e há grande expectativa sobre a manutenção de sua recuperação. Como podermos ver abaixo, após a queda causada pelas restrições do começo desse ano, houve uma trajetória de crescimento, porém ela já está diminuindo, indicando que estamos convergindo para um nível estável de comércio.

Podemos ver que, em comparação com as outras pesquisas, a PMS apresenta uma variação anual menor, indicando que a recuperação está atrasada para o setor de serviços. É importante notar, porém, que esse setor ficou abaixo dos valores anteriores por um período prolongado, o que explica seu vale mais profundo no começo de 2021.

Mudando o foco agora para o IBC-Br, que sai nessa sexta-feira, podemos ver no gráfico abaixo que a oferta da economia como um agregado já parece estar recuperada. Observando seu valor em nível, tanto os valores em nível como dessazonalizados aparentam estar levemente abaixo da tendência pré-pandemia, com a variação anual indicando que os impactos do lockdown de 2020 já foram superados pela recuperação que ocorreu na segunda metade do ano.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}