Nasce um novo grupo de estudos macroeconômicos - SAMA

Os leitores mais antigos desse blog talvez se lembrem que a parceria entre o Vítor Wilher e eu se iniciou efetivamente com a criação do, infelizmente agora extinto, Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE), um grupo fortemente baseado no famoso grupo NEPOM, na época liderado pelo Prof. Cláudio Shikida.

Eu acredito que a ideia principal sempre foi dar um ar mais prático aos alunos de economia, principalmente através do uso de ferramentas quantitativas. Este objetivo de tornar o estudo econômico mais prático e menos teórico felizmente não morreu junto com GECE.  Ele sobreviveu, por exemplo, com a reestruturação deste blog e com o desenvolvimento dos cursos aqui oferecido.

Agora, após alguns meses de trabalho, fico feliz de finalmente poder dizer que "fiz minha parte" em relação a levar à frente o legado do NEPOM e do GECE.

No final do mês passado nasceu oficialmente, no Departamento de Economia da Universidade de Estocolmo, o  Student Association of Macroeconomic Analysis, ou SAMA; um grupo de estudos macroeconômicos que, obviamente, tem como ferramenta principal o R. No momento, o grupo consiste de alunos de todos os níveis, desde da graduação até o doutorado, dos cursos de administração, economia e estatística.

O nosso objetivo no SAMA é de ter, no mínimo, um post por semana abordando algum tópico econômico. Até o presente momento os posts abordaram tópicos como, por exemplo, o poder preditivo de variáveis financeiras em relação a inflação futura, métodos alternativos de avaliação de previsão (utilizando Log Scores) e o efeito do câmbio no nível de preços (utilizando modelos SVAR combinando restrições de curto e longo prazo).

Espero que este novo blog sirva de inspiração para alunos de economia, assim como o NEPOM serviu de inspiração para nós.

Boa leitura!

sama

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.