Atualização da projeção de crescimento para 2015

pibCom dados atualizados até dezembro, isto é, fechado 2014, o modelinho SARIMA que tenho estimado nos últimos meses indica crescimento entre -0,6% e -1,3%, centrado em -0,9% esse ano. A projeção anterior estava entre -0,7% e -1,6%, centrada em -1,1%O Bradesco, por exemplo, reviu sua projeção para -0,5%. As chances de termos crescimento positivo esse ano são cada vez menores, diante dos desafios impostos pelo ajuste fiscal, o risco de racionamento de água e energia, o cenário internacional e as complicações políticas da operação Lava Jato. O pessimismo, a propósito, tem contaminado de forma emblemática os agentes nesse início de ano, refletido na piora das expectativas. O quadro piorou muito de forma muito rápida. Há luz no fim do túnel?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.