PIB Mensal ou "estagflação mensalizada"

hiato3Imagine que você precisa de alguma medida de PIB mensal para rodar, por exemplo, uma curva de phillips. As opções até então disponíveis no mercado eram um PIB nominal do Banco Central, o IBC-BR também do Banco Central, a produção industrial do IBGE ou alguma medida de capacidade ociosa, da CNI. Todas pecam, entretanto, por não anteciparem adequadamente os resultados do PIB trimestral do IBGE, dado que não seguem a metodologia oficial do orgão. Servem, apenas, como proxies do que acontece com o nível de atividade. Pensando nisso o pessoal do IBRE/FGV tem desenvolvido, desde o ano passado, um trabalho para construir uma série de PIB mensal baseada na metodologia do IBGE para o resultado trimestre. O gráfico ao lado mostra essa medida de PIB comparada a sua tendência, construída via filtro HP. Repare na ponta do gráfico: o dado de julho, mesmo sendo uma recuperação em relação ao mês anterior, ainda está abaixo da tendência. Ou seja, o hiato do produto ainda estaria em terreno negativo.

O índice foi construído "pelo lado da oferta", com início em 2000, devendo conter os dados da demanda em um futuro próximo. Ainda não está disponível nota técnica sobre a metodologia do índice, mas é um alento para quem costuma precisar de dados de  nível de atividade de "alta frequência". O gráfico abaixo mostra o comportamento dos três setores - se fosse uma corrida, a indústria estaria perdendo feio hein...

setores

Apenas a título de exercício sem maiores pretensões, eu tomei a série encadeada do índice sem ajuste sazonal e rodei um modelo simples para ver qual seria a taxa de crescimento acumulada do ano. A regressão é posta abaixo.

previsaopib

Com esse modelo, sujeito a toda a sorte de críticas, o PIB chegaria a uma taxa de crescimento em 2014 próxima a 0%. O banco Itaú, por exemplo, recentemente reviu sua projeção para 0,1% de crescimento esse ano. Abaixo está um gráfico com exercício semelhante feito para a série com ajuste sazonal.

pibforecast

Significa dizer que a "estagflação" brasileira está no preço para esse ano. E 2015, será melhor? O resultado das urnas, em novembro, é quem melhor responderá, viu... O novo índice pode ser acompanhado com o título de "Monitor do PIB" na página do IBRE... 🙂

(*) Agradeço ao professor Cláudio Considera por me enviar os dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

Analisando o impacto fiscal de propostas legislativas com IA

Todos os anos milhares de proposições legislativas são geradas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o que dificulta o trabalho de monitoramento feito por economistas, jornalistas e analistas de mercado. No entanto, ao empregar técnicas de engenharia de prompt e IA, podemos analisar estas milhares de proposições em questão de segundos. Neste exercício mostramos o caminho para esta automatização usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.