PIB

Nível de Atividade: 4º Trimestre começa com boas notícias

By 13 de dezembro de 2019 No Comments

Nos últimos dias, tivemos a divulgação de três importantes pesquisas de nível de atividade referentes a outubro: produção industrial, comércio e serviços. Os resultados vieram positivos, indicando um bom início de quarto trimestre. A seguir, detalhamos os principais resultados das três pesquisas.

Métricas da Indústria Geral (%)
Mensal Interanual Trimestral Anual
2019 Aug 1,3 -2,0 0,2 -1,6
2019 Sep 0,3 1,0 0,5 -1,3
2019 Oct 0,8 1,0 0,8 -1,3

A produção industrial teve crescimento de 0,8% na margem e de 1% na comparação interanual, em outubro. A tabela acima resume os últimos três meses de crescimento positivo na margem. A seguir os gráficos das principais métricas de crescimento.

A média móvel trimestral mostra um crescimento há três meses consecutivos. A recuperação da produção industrial, contudo, ainda é incipiente. É preciso maiores dados para verificar uma maior consistência na recuperação. A seguir, analisamos as vendas no comércio, tanto na ótica restrita quanto na ótica ampliada, que incluí construção e veículos.

Métricas da PMC-IBGE (%)
Mensal Trimestral Interanual 12 meses
Volume Restrito 0,1 0,4 4,2 1,8
Receita Restrito 0,5 0,4 5,2 5,0
Volume Ampliado 0,8 0,7 5,6 3,8
Receita Ampliado 1,1 0,8 6,6 6,4

O Varejo Ampliado avançou 0,8% na margem, enquanto o restrito teve avanço de 0,5%. A seguir, colocamos os gráficos do índice de média móvel trimestral.

O varejo restrito mostrou uma leve redução no trimestre encerrado em outubro, contra o trimestre encerrado em setembro. O varejo ampliado, por outro lado, se manteve praticamente estável, em termos de volume. A variação acumulada em 12 meses do volume de comércio parou de piorar nos últimos meses, de modo que estamos prestes a ver uma reversão nessa métrica. Os gráficos a seguir ilustram.

A seguir, ilustramos as métricas referentes aos Serviços.

Métricas da PMS-IBGE (%)
Mensal Trimestral Interanual 12 meses
Receita 1,4 0,9 6,0 4,3
Volume 0,8 0,7 2,7 0,8

Os serviços também voltaram a apresentar crescimento positivo em outubro, com avanço de 0,8% na margem. A média móvel trimestral teve leve recuo em outubro, mas ainda permanece em campo positivo. Há uma leve recuperação em curso, mas ainda incipiente.

Em suma, os dados referentes ao primeiro mês do 4º trimestre são positivos, mas é preciso cautela. É preciso acompanhar os drivers que alimentam a recuperação em curso, como renda e crédito.

_______________

(*) Aprenda a fazer análises como essa em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente