Palestra "O tamanho do problema: notas sobre a tragédia econômica que vivemos".

Amanhã darei palestra para estudantes que acabaram de passar no vestibular para as principais instituições públicas e particulares do Rio e que estão vinculados à Ismart, uma instituição privada sem fins lucrativos que busca apoiar jovens com talento acima da média e frágil condição social.  Faz bastante tempo que eu não lido com jovens de 18 a 20 anos, mas estou bastante entusiasmado com a experiência. Darei uma versão reduzida da minha palestra padrão de conjuntura econômica, titulada esse ano como O tamanho do problema: notas sobre a tragédia econômica que vivemos. A ideia é basicamente mostrar como chegamos até aqui: os erros foram dos outros ou de nós mesmos? Espero boas vibrações! Haverá ainda uma edição paulista da palestra, no dia 12/03, lá no Insper. Para quem quiser discutir o tema, os slides da palestra carioca podem ser acessados aqui. Tudo feito usando a integração R com LaTeX, claro! 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.