Palestra "O tamanho do problema: notas sobre a tragédia econômica que vivemos".

Amanhã darei palestra para estudantes que acabaram de passar no vestibular para as principais instituições públicas e particulares do Rio e que estão vinculados à Ismart, uma instituição privada sem fins lucrativos que busca apoiar jovens com talento acima da média e frágil condição social.  Faz bastante tempo que eu não lido com jovens de 18 a 20 anos, mas estou bastante entusiasmado com a experiência. Darei uma versão reduzida da minha palestra padrão de conjuntura econômica, titulada esse ano como O tamanho do problema: notas sobre a tragédia econômica que vivemos. A ideia é basicamente mostrar como chegamos até aqui: os erros foram dos outros ou de nós mesmos? Espero boas vibrações! Haverá ainda uma edição paulista da palestra, no dia 12/03, lá no Insper. Para quem quiser discutir o tema, os slides da palestra carioca podem ser acessados aqui. Tudo feito usando a integração R com LaTeX, claro! 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.