Um balanço de 2019 e o que vem por aí em 2020

Ufa, acabou. Pois é, foi um ano bastante puxado. Achávamos que seria um ano melhor para a economia. Não foi. Mas as coisas começaram a melhorar um pouco no segundo semestre e no próximo ano devemos experimentar uma aceleração no crescimento. Bom para reduzir o imenso estoque de desemprego. Oxalá que continuemos com a agenda de reformas que melhoram o ambiente de negócios brasileiro, fazendo melhorar a vida do empreendedor. A nossa vida!

Por aqui, na Análise Macro, foi um ano de transformações. Inauguramos o novo site, chegamos a mais de 1 milhão de visualizações de página, com mais de 231 mil pessoas tendo acesso ao nosso conteúdo. E bota conteúdo nisso: temos um estoque de 1173 posts sobre (macro)economia, data science, códigos de R e um monte de outras coisas. O Clube do Código chegou a 71 edições que envolvem exercícios econométricos e de análise de dados. Nossa plataforma própria de ensino conta agora com suporte integrado para tirar dúvidas dos mais de 1700 alunos ativos em 15 Cursos Livres e 3 Formações.

Completamos em 2019 quatro anos de ensino e consultoria em análise de dados. A rotina é intensa, com muitos finais de semana sacrificados para dar conta de tanto trabalho. Mas é gratificante ver a quantidade de gente que passou a ter contato com o R e com análise de dados a partir do nosso trabalho. Melhorar o ensino de economia no Brasil e construir uma plataforma própria de data science têm sido minhas grandes motivações para continuar esse trabalho.

Para 2020, nós vamos inaugurar novos Cursos Aplicados de R, Python e SQL, além de iniciar um programa especial de treinamento com cursos presenciais no Rio de Janeiro. Serão oficinas super práticas de R e Python voltadas para estudantes, profissionais de mercado e professores. Espero com isso dar uma contribuição para a formação de gente qualificada em análise de dados na nossa querida província de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Desejo a todos um grande 2020, repleto de decisões tomadas a partir de análise sofisticada de dados! Grande abraço.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

Coletando dados de secas e queimadas no Brasil com Python

Neste artigo exploramos fontes públicas de dados sobre secas e queimadas no Brasil. Mostramos como acessar, coletar e preparar os dados para elaboração de análises. Usamos a linguagem Python para desenvolver uma rotina automatizada.

Como analisar demonstrações contábeis usando IA

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.