Integrando o Python com a plataforma MetaTrader

O Metatrader é uma plataforma de negociação de investimentos utilizada para gerenciar posições e criar estratégias de trade, tanto por meio da análise técnica, quanto por meio da análise fundamentalista. No post de hoje, ensinaremos a como conectar a plataforma com o Python.

O que é Metatrader

O Metatrader é uma das plataformas de negociação mais utilizadas do mundo, devido a sua fácil disponibilidade, simplicidade e recursos que permitem a utilização e criação de diversos indicadores, estratégia e de robôs de investimento.

É possível conectar a plataforma com o Python para melhorar as teses de investimento por meio da linguagem. Ensinaremos a como realizar essa conexão e demonstraremos um exemplo de como é possível capturar os preços de um ativo.

Baixando o Software

Existem duas formas de obter o Software. É possível baixar tanto através do site oficial do Metatrader, quanto também por meio de uma corretora que possui integração com a plataforma. Uma questão importante é que é requisito ter conta em uma corretora para utilizar os serviços da plataforma no Brasil.

Uma vez que se tenha feito o download do aplicativo e instalado na máquina (bem como ter obtido uma conta por meio de uma corretora) é necessário se conectar com a conta no aplicativo em Arquivo -> Criar Conta -> Digitar o nome da empresa (corretora) especificada nas informações do site da mesma -> Colocar o login da conta obtida pela corretora. Agora é possível utilizar a plataforma.

Conectando com o Python

Para conectar com o Python, é necessário que se tenha a plataforma aberta na máquina local, e utilizar um IDE local também. Para instalar a biblioteca que conecta-se com a plataforma usamos:

Uma vez instalado e carregado a biblioteca, conectamos com a plataforma através do seguinte código:

Vemos se a conexão foi bem sucedida através de:

Coletando os Preços de fechamento

Vamos coletar os dados de fechamento da empresa PETR4 nos últimos 1000 dias.

Criamos um gráfico para entender melhor a variação do preço ao longo do tempo.

Esse é apenas um simples exemplo da possibilidade de uso do Metatrader. É possível utilizar mais mecanismo através de suas funções que podem ser acessadas por meio de suas documentação.

Quer saber mais?

Veja nosso curso de Python para Investimentos.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Construindo RAG para Análise do COPOM com SmolAgents

Este exercício demonstra, passo a passo, como aplicar o conceito de Retrieval-Augmented Generation (RAG) com agentes inteligentes na análise de documentos econômicos. Utilizando a biblioteca SmolAgents, desenvolvemos um agente capaz de interpretar e responder a perguntas sobre as atas do COPOM com base em buscas semânticas.

Como criar um Agente de IA?

Unindo conhecimentos sobre Tools, LLMs e Vector Stores, agora é hora de integrar diferentes conceitos e aprender a construir um Agente de IA completo. Neste post, nosso objetivo será criar um Agente capaz de responder perguntas sobre o cenário macroeconômico brasileiro, utilizando dados de expectativas de mercado do Boletim Focus do Banco Central do Brasil (BCB) e o framework LangChain no Python.

Como criar um Supervisor de Agentes com LangGraph

Este tutorial mostra como construir um supervisor multiagente usando LangGraph, integrando dois agentes especialistas: um focado em pesquisa na internet com Tavily e outro especializado em operações matemáticas. Para orquestrar esses agentes, utilizamos o modelo Gemini 2.0 da Google.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.