Difusão da inflação e a fala do ministro Guido Mantega

difusãoO ministro da fazenda, Guido Mantega, deu a seguinte declaração, em resposta às indagações de jornalistas sobre o aumento da taxa básica de juros feito pelo Copom: “É preciso evitar que essa inflação contamine outros produtos que não mostram pressões inflacionárias" (grifo nosso). Eu gostaria de sentar com o ministro em um entardecer desses no Lago Sul, em Brasília, e perguntar algo do tipo "mas então, Guidão, o que você quis dizer com esse negócio essa inflação contamine outros produtos?". Como, infelizmente, eu provavelmente não terei essa oportunidade, só me resta cumprir minha missão aqui na Terra e mostrar ao nobre leitor o gráfico ao lado de difusão da inflação. É uma métrica simples: ela mede a razão entre quantos bens ou serviços sofreram aumento na passagem de um mês para outro em relação ao total de bens e serviços que integram o IPCA, expresso em percentagem. Como é perceptível, não se trata de alguns poucos produtos - como o "essa inflação" dá a entender - pressionando o índice, mas de alastramento do processo inflacionário. Nessa mesma tarde, diante dos dados, eu gostaria de ver a face do ministro: será que ele ruborizaria, leitor? Eu honestamente acho que não... 🙁

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.