A nova equipe econômica e o fim do ensaio heterodoxo?

O ponto de interrogação se justifica, leitor. Ainda não tenho 100% de certeza se a indicação de Joaquim Levy para a Fazenda significa, de fato, o fim do ensaio heterodoxo visto nos últimos quatro anos. É sempre possível, afinal, que a sua indicação seja apenas um passo atrás no firme projeto desenvolvimentista de Dilma Rousseff na presidência. Apenas um recuo diante dos estragos causados pela nova matriz econômica. Recomposta a situação fiscal, será que Dilma não voltaria para o modelo agora abandonado? É sempre um receio que rondará o seu governo. Levy é um técnico de conhecida reputação. Foi responsável, entre outras coisas, pela quase eliminação dos títulos indexados a câmbio na dívida interna, bem como a significativa redução dos títulos atrelados à Selic, no primeiro mandato de Lula. Tais medidas tiveram grande impacto no enfrentamento da crise. A política responsável de Levy possibilitou, em conjunto com diversas outras, o uso intensivo de política econômica anticíclica no pós-2008. Ademais, cabe lembrar, que ele foi contra [de forma correta, a meu ver] o modelo de partilha no pré-sal que tão mal fez - e continuará fazendo - à Petrobras. Se contrapôs à Dilma Rousseff, para quem quisesse ver e ouvir, quando ele era secretário do Tesouro e ela ministra. Conversarão, agora? Terá Levy autonomia para fazer o que é preciso? Ou seja, tocar o ajuste fiscal e impedir que o grau de investimento seja perdido? E isso significa um enterro das ideias que perpassaram a construção da nova matriz econômica ou apenas recesso temporário? Afinal, os economistas que defendem essas ideias continuarão por aí. No mais, fico feliz em ver que Guido Mantega e Miriam Belchior deram lugar a Levy e Barbosa. É uma pequena demonstração de que o Brasil, de fato, não pode ser comparado à Argentina... E isso é monumental, leitor, não tenha dúvidas! 🙂

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.