Indicação de Leitura sobre Educação

"Universidade gratuita para aluno rico é aberração brasileira", por Gustavo Ioschpe.

By 17 de agosto de 2013 No Comments

Vou pedir licença aqui nesse espaço para indicar a leitura de um texto do Gustavo Ioschpe. O trecho abaixo esclarece um pouco:

"Presumi que essas pessoas poderiam continuar pagando mensalidades pelo menos iguais às das melhores universidades privadas (explicações mais detalhadas dos cálculos estão em twitter.com/gioschpe). Provavelmente é até um valor subestimado, já que muitas das universidades públicas têm melhor qualidade que as privadas e, portanto, poderiam cobrar mensalidades mais altas. Mas apenas com esse esquema simples de cobrança seria possível arrecadar mais de 7,4 bilhões de reais por ano. Mesmo em um país de cifras e desperdícios colossais, não é pouca coisa".

O que discordo do Gustavo é quando ele diz que o Brasil gasta o mesmo que os países desenvolvidos em educação básica. Isso não é verdade e pode ser visto aqui e aqui. A despeito de gastar em percentual do PIB algo semelhante aos países da OCDE, o Brasil ainda gasta pouco em termos per capita no ensino básico. Logo, eu sou favorável a cobrar mensalidades em universidades estatais, colocando o dinheiro hoje gasto nesse nível de ensino na educação básica.

Eu já escrevi sobre isso aqui. Os dados que o Gustavo utilizou estão aquiaqui e aqui. A biografia do Gustavo aqui. O artigo completo você lê aqui.

 

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente