IBC-Br indica que o PIB deve ter crescido 0,5% no 3º tri

Na última quarta-feira, fiz um resumo das principais pesquisas de alta frequência relacionadas a nível de atividade - ver aqui. Ontem, por suposto, o Banco Central divulgou os resultados do seu índice de nível de atividade, o IBC-Br, que utiliza essas pesquisas de alta frequência para sua construção. A tabela abaixo resume as métricas do índice nos últimos três meses.

Variação do IBC-Br (%)
Mensal Trimestral Interanual Anual
Jul/19 0,00 1,00 1,61 1,11
Ago/19 0,22 1,05 -0,70 0,86
Set/19 0,44 0,91 2,11 0,99

Como se vê, houve crescimento de 0,91% na comparação trimestral, isto é, o 3º contra 2º trimestre. No acumulado em 12 meses, o índice converge para crescimento em torno de 1%.


Os dados do IBC-Br, contudo, devem ser vistos com cautela. Conforme exercício que fiz para o Clube do Código, o índice costuma superestimar os dados do PIB.  Em termos comparativos, o nível do IBC-Br no 3º trimestre indica um crescimento na margem próximo de 0,5% do PIB.

________________

(*) O IBC-Br conta com script automático no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.