Semana é próspera em indicadores

A primeira semana de dezembro será próspera na divulgação de indicadores na macroeconomia. Amanhã, sai o resultado das Contas Nacionais no 3º trimestre. A expectativa é que o PIB tenha tido um crescimento de 0,5% na margem. Na quarta-feira, tem a divulgação da produção industrial referente a outubro. Na quinta-feira, é a vez dos resultados da produção de veículos em novembro. Para terminar a semana, será divulgado o IPCA de novembro na sexta-feira.

No boletim Focus divulgado hoje de manhã pelo Banco Central, tivemos poucas novidades. Houve apenas uma pequena correção na inflação esperada para 2019, dado o choque que tem ocorrido no grupo de alimentos. A despeito disso, o mercado segue esperando mais uma redução da taxa Selic de 50 pontos-base na próxima reunião do COPOM que acontece semana que vem.

Ao longo da semana, analisarei os indicadores que serão divulgados a partir dos scripts automáticos que ensino/divulgo no Curso de Análise de Conjuntura usando o R. O Comentário de Conjuntura dessa semana, por seu turno, será todo focado no PIB do 3º trimestre.

Amanhã, por suposto, abriremos as inscrições para as Turmas 2020 dos nossos Cursos Aplicados de R.

________________________

(*) Uma apresentação do boletim Focus em RMarkdown está disponível aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.