O que é Teste A/B

Teste A/B é uma técnica criada com o intuito de comparar e testar a efetividade e benefícios de diferentes versões de programas ou mudanças em estratégias de negócios antes de tomar uma decisão final. O teste é uma forma bastante interessante de testar novas ideias, e portanto, pode ser muito útil para a avaliação de qualquer programa de uma empresa. No post de hoje, mostraremos como utilizar o Teste A/B em um exemplo prático com o R.

Imagine o seguinte: você e seus gestores querem saber se uma mudança no visual da página do site de compra de um curso pode levar a um aumento da compra pelos clientes. Seria difícil imaginar qual seria o impacto sem antes tentar a mudança. Para tanto, o Teste A/B permite criar experimentos, separando os sites em dois formatos, e avaliar estatisticamente as diferenças de compras entre ambos.

Em suma, é possível estabelecer as seguintes regras: seria A melhor do que B? Uma layout A atrairia mais clientes do que o B? A cor A é mais lucrativa que a B?

As duas versões daquilo que você deseja testar são chamadas de controle (a versão atual) e a de tratamento (modificada). As amostras desses dois grupos devem possuir tamanhos similares, bem como sua amostragem deve ser feita com os devidos cuidados (dados não viesados, períodos não tão curtos e nem tão longos para a coleta e a escolha correta do período a ser analisado e comparado, evitando sazonalidades e tendencias).

Variáveis

Ao criar um Teste A/B, é necessário cumprir os seguintes passos:

  • Pergunta: A alteração em um programa vai resultar em qual efeito?
  • Hipótese: Usar A ao invés de B resultará em mais benefícios para a empresa?
  • Variável dependente: A variável A
  • Variável Independente: A variável B.

Exemplo

Como exemplo, vamos utilizar o dataset WA_Marketing-Campaign, enviado por Anastasiia Chebotina na plataforma Kaggle.

" Uma rede de fast-food planeja adicionar um novo item ao seu cardápio. No entanto, ainda estão indecisos entre três possíveis campanhas de marketing para promover o novo produto. Para determinar qual promoção tem o maior efeito nas vendas, o novo item é introduzido em locais em vários mercados selecionados aleatoriamente. Uma promoção diferente é usada em cada local e as vendas semanais do novo item são registradas nas primeiras quatro semanas."

Objetivo: Avaliar os resultados do Teste A/B e decidir qual campanha de marketing melhor funciona.

Colunas:

  • MarketID: identificação do mercado
  • MarketSize: tamanho do mercado por vendas
  • LocationID: identificação do local da loja
  • AgeOfStore: idade da loja em anos
  • Promotion: identificação das três promoções de marketing que devem ser testadas
  • week: identificação das quatro semanas que as promoções foram ativadas
  • SalesInThousands: volume de vendas para um local especifico com base no LocationIDPromotion, e week

Vamos construir os passos:

  • Pergunta: Qual das promoções de marketing resultará em mais vendas para as lojas?
  • Hipótese: Há uma diferença de valores por vendas entre as 3 promoções?
  • Variável dependente: variável SalesInThousands;
  • Variável Independente: variável Promotions.

Para começar, iremos realizar uma breve análise exploratória de dados para conhecer o dataset.

Primeiro, devemos importar os dados e checar sua estrutura. Há um problema logo de inicio. Os identificadores, que deveriam ser categorias, são expressos em números, o que leva o R a ler como tipo numérico. Realizamos a alteração das colunas para o tipo factor.

Com a mudança, podemos analisar as estatísticas descritivas do conjunto de dados com o pacote {skimr}. O interessante é perceber o número de contagem de cada categoria das variáveis. Em MarketSize, percebemos que há maior quantidade de mercados médios, com 320, em seguida grandes, com 168, e por fim pequenos com 60.

Em relação ao número de observações por promoções, é importante notar que entre as 3, há um número bem próximo com 188 da promoção 2, 188 da promoção 3 e 172 da promoção 1.

Já as variáveis numéricas, como a Idade da loja, vemos que é bem amplo a idade, com lojas de 1 ano de funcionamento até 28 anos.

Por fim, as vendas também apresentam valores bem amplos, de 17.3 até 99.6. Importante notar o desvio padrão de 16.8%.

Como queremos saber qual promoção resultará em maiores vendas, é necessário investigar a variável promoção e vendas. Como vimos anteriormente, as vendas possuem valores discrepantes, portanto, iremos analisar em conjunto com a semana, de forma a entender se o efeito da diferença de tempo resultou nesse efeito.

Como houve pouca mudança nos gráficos ao longo das semanas, podemos entender que o tempo não teve efeito significativo. Entretanto, podemos já entender que há alguma diferença no número de vendas em relação a cada promoção de marketing.

Antes de prosseguir com o teste da hipótese criada (Há uma diferença de valores por vendas entre as 3 promoções?), devemos averiguar a distribuição dos dados antes escolher qual teste será aplicado. Criamos um histograma das vendas por promoção e podemos ver que há duas distribuições, o que pode afetar a suposição do modelo escolhido. Entretanto, antes de realizar a escolha final, vamos tentar entender o que causa essa distribuição.

Um fator importante que pode afetar também o número de vendas é o tamanho do mercado. Separamos as distribuições de mercado pequenos e médios. Vemos que já não há mais duas distribuições. Isso nos leva a crer que esse efeito é ocasionado pela distribuição de mercados grandes.

Como dito, ao fazer a separação de mercados grandes, vemos que há duas distribuições. Não iremos nos prolongar com o efeito desse caso, portanto, iremos retirar os mercados grandes do nosso conjunto e apenas tratar de mercados pequenos e médios no nosso exemplo de forma a criar um teste que contém a suposição de distribuição normal (que não testamos, porém, iremos supor da mesma forma).

Podemos realizar a análise acima também com o pacote {skim} em conjunto com group_by(). O interessante é obter as estatísticas descritivas desta forma.

Para testar a hipoteses, vamos utilizar o Teste ANOVA, para verificar se há diferença diferença no valor médio de vendas em mais de dois grupos (as 3 promoções de marketing). Como estabelecido, a variável dependente é SalesInThousand e a variável independente Promotion. Construímos a função aov() com base nessa relação.

No resultado, podemos verificar que o p valor é significativo, ou seja, há significância na promoção de marketing utilizada. Para entender o quanto é essa diferença entre as médias, utilizamos a comparação de Tukey, por meio da função TukeyHSD().

Em diff, obtemos a diferença entre as média dos grupos. lwr e upr os intervalos de confiança e p adj o p valor após os ajuste para comparações múltiplas. Apenas a comparação entre a promoção 3 e 1 não é significativa.

Por fim, podemos avaliar a hipótese criada, levando em conta os mercados analisados. É possível entender que o Teste A/B pode ser extremamente útil para a avaliação de mudanças de programas em empresas, e permite obter resultados bem definidos e claros.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.