IBGE muda o cálculo do PIB

Após muitas discussões e muito trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístisca (IBGE) divulgou agora há pouco uma revisão do PIB de 2000 a 2011. No final do mês, divulga o resultado de 2014. Entre as mudanças, está o uso de outras fontes de dados, como a base de imposto de renda, por exemplo, bem como a incorporação de software, pesquisa e desenvolvimento, despesas com prospecção mineral no cálculo da formação bruta de capita fixo, o investimento. Há muita coisa para se analisar nos próximos dias e semanas, por suposto. As notas metodológicas podem ser consultadas aqui. Acredito que tal esforço tornará o cálculo do PIB mais aprimorado no país. Parabéns ao pessoal do IBGE.. 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsão do Desemprego: Redes Neurais vs. Previsões do Focus

Não é de hoje que técnicas de machine learning vêm sendo usadas para explorar características não lineares de séries temporais (econômicas), especialmente para finalidade de previsão. Como exemplo, apresentamos uma abordagem híbrida do modelo NNAR e comparamos suas previsões com as de mercado, encontrando resultados em linha com a literatura recente.

Incorporando IA na previsão do PIB

O PIB é uma variável econômica complexa e de difícil previsão. Neste artigo, mostramos que unir métodos simples e métodos avançados pode aumentar significativamente a previsibilidade do crescimento da economia.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.