Como deflacionar uma série?

Uma dúvida muito comum entre os alunos - que tratamos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - é como deflacionar uma série. Sabemos todos que R$ 100 em dezembro de 1997 não é a mesma coisa que R$ 100 em dezembro de 2016, não é mesmo? Logo, para comparar valores no tempo é preciso que levemos em consideração a taxa de crescimento do nível geral de preços, ou simplesmente a inflação. Para comparar valores nominais em dois períodos distintos, é preciso que tenhamos a mesma base de preços. Para ilustrar, vamos dar um exemplo utilizando a despesa com benefícios previdenciários do governo central. Para deflacionar vamos utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para esse exercício, utilizei uma amostra que vai de janeiro de 1997 a dezembro de 2016. A série nominal de despesa com benefícios previdenciários é posta abaixo.

Com a série nominal em mãos, precisamos do número índice do IPCA para começar a brincadeira. Uma vez tendo ele (consulte o código do exercício para saber como importar para o R), podemos aplicar a fórmula básica abaixo:

(1)   \begin{equation*} V_{r} = V_{t}*\frac{I_{k}}{I_{t}} \end{equation*}

onde o valor real V_{r} será obtido multiplicando o valor nominal em t pela razão entre o índice de preço no período k e no período t. Assim, se queremos deflacionar as despesas com benefícios previdenciários, podemos definir o período k como dezembro de 2016. Toda a inflação entre o período k e o período t será agora considerada e, portanto, podemos comparar os valores no tempo. No R, o código abaixo faz isso.

## Deflacionar série
data$prevreal = data[,3]*(tail(data[,2],1)/data[,2])

E abaixo um gráfico com a série nominal e a série real...

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R tratamos essa e outras questões de coleta e tratamento de dados macroeconômicos. Clique no link e conheça o curso!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.