Como deflacionar uma série?

Uma dúvida muito comum entre os alunos - que tratamos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - é como deflacionar uma série. Sabemos todos que R$ 100 em dezembro de 1997 não é a mesma coisa que R$ 100 em dezembro de 2016, não é mesmo? Logo, para comparar valores no tempo é preciso que levemos em consideração a taxa de crescimento do nível geral de preços, ou simplesmente a inflação. Para comparar valores nominais em dois períodos distintos, é preciso que tenhamos a mesma base de preços. Para ilustrar, vamos dar um exemplo utilizando a despesa com benefícios previdenciários do governo central. Para deflacionar vamos utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para esse exercício, utilizei uma amostra que vai de janeiro de 1997 a dezembro de 2016. A série nominal de despesa com benefícios previdenciários é posta abaixo.

Com a série nominal em mãos, precisamos do número índice do IPCA para começar a brincadeira. Uma vez tendo ele (consulte o código do exercício para saber como importar para o R), podemos aplicar a fórmula básica abaixo:

(1)   \begin{equation*} V_{r} = V_{t}*\frac{I_{k}}{I_{t}} \end{equation*}

onde o valor real V_{r} será obtido multiplicando o valor nominal em t pela razão entre o índice de preço no período k e no período t. Assim, se queremos deflacionar as despesas com benefícios previdenciários, podemos definir o período k como dezembro de 2016. Toda a inflação entre o período k e o período t será agora considerada e, portanto, podemos comparar os valores no tempo. No R, o código abaixo faz isso.

## Deflacionar série
data$prevreal = data[,3]*(tail(data[,2],1)/data[,2])

E abaixo um gráfico com a série nominal e a série real...

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R tratamos essa e outras questões de coleta e tratamento de dados macroeconômicos. Clique no link e conheça o curso!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsões do Boletim Focus em Anos Eleitorais

Eleições são momentos de incerteza, mas os dados do Boletim Focus mostram que nem toda incerteza é igual. Ao analisar as previsões de inflação, juros e câmbio nos anos que antecederam as eleições de 2014, 2018 e 2022, este post investiga como o mercado revisa cenários macroeconômicos ao longo do tempo.

Como Medir o Ciclo das Concessões de Crédito usando Python

Este exercício apresenta uma análise quantitativa da relação entre o ciclo de concessões de crédito, a atividade econômica e a política monetária no Brasil. Utilizando a linguagem Python, o estudo aplica técnicas de decomposição de séries temporais (X13-ARIMA e Filtro HP) para isolar os componentes cíclicos dos dados. Os resultados da modelagem econométrica confirmam a pró ciclicidade do crédito em relação ao hiato do produto e sua sensibilidade às variações no hiato da taxa de juros real.

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.